Compartilhe

Capacitação Pagamentos por Serviços Ambientais

Voltar para a agenda

29/05/2019 às 08:00 até às 17:30

Auditório Amvali

A capacitação Pagamentos por Serviços Ambientais, tem o objetivo de levar aos participantes à análise dos processos de implementação e o papel dos diferentes fatores de um PSA, assim como a importância de iniciativas como o PSA para a disponibilidade hídrica e a identificação de oportunidades de PSA na Bacia do Itapocu. Direcionada para membros do Comitê Itapocu, técnicos ambientiais, representantes dos poderes executivos e legislativos.

Conteúdo Programático:

  • O que são Pagamentos por Serviços Ambientais;
  • PSA em Santa Catarina;
  • Programa Produtor de Água;
  • Arranjos institucionais para PSA - Legislação;
  • Soluções Baseadas na Natureza;
  • Metodologia de Valoração Ambiental;
  • Experiências de PSA - Fundação Grupo Boticário;
  • Experiência de PSA de Camboriú.

 

Instrutores:

- Juliane Cruz de Freitas
Analista da Fundação Grupo Boticário e atua na coordenação Soluções baseadas na Natureza (SbN). Graduada em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui experiência em projetos inovadores e ferramentas econômicas desde 2012, como Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) com foco em biodiversidade e recursos hídricos, conservação da natureza, monitoramento ambiental e política pública relacionada a serviços ambientais. Atualmente, é responsável pela articulação com atores públicos e privados para construção de estratégias, considerando gestão territorial e mudanças climáticas, que promovam soluções integradoras para resolução de problemas ambientais, econômicos e sociais. É membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Paraná (CERH-PR), Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (COALIAR), Grupo de Trabalho Mananciais do Comitê PCJ e CEIVAP.

- Luis Antônio Dos Santos de Freitas
Engenheiro Florestal, Mestre em Agroecossistemas. Atua desde 2011 na Diretoria de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável (DMUC) na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), ocupando o cargo de Diretor desde fevereiro de 2019. Entre os programas de destaque da DMUC está o Programa Produtor de Água de Santa Catarina que tem entre os objetivos o fomento à ações de PSA no estado.

- Liara Rotta Padilha Schetinger
Engenheira Ambiental, Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (FUCAM) e Presidente Coordenadora do Colegiado Estadual de Gestores Municipais do Meio Ambiente (CEGEMA). Tem experiência na área de Gestão Ambiental Municipal e Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.

Programação:

Data: 29 de Maio de 2019

Horário: Das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min 
Carga Horária Total: 08H

Local: Auditório da AMVALI - Sede do Comitê Itapocu
Rua Arthur Gumz, 88 - Vila Nova - Jaraguá do Sul

Contato: (47) 3370-7933

As inscrições são gratuitas e limitadas.

Link para inscrição: https://forms.gle/dn2zDniYUBPRKcyT8

 

 


Rua Arthur Gumz, 88, Vila Nova, Jaraguá do Sul - SC
CEP: 89259-340