Compartilhe

12 mil árvores nativas serão plantadas no Vale do Itapocu

Publicado em 19/09/2019 às 18:11 - Atualizado em 19/09/2019 às 18:11

Na semana em que se comemora o Dia da Árvore (21 de setembro), a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), anuncia o plantio de 12 mil árvores nativas nos municípios da região.

A ação é realizada através do Projeto Mananciais, que visa a recuperação florestal de áreas de nascentes e matas ciliares que margeiam os mananciais da região e contribuem para o abastecimento dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu. O programa, pioneiro na região é executado com recursos financeiros do Fundo Nacional do Meio Ambiente, através do Ministério do Meio Ambiente e do Governo Federal. O projeto, conta também com o apoio das prefeituras da microrregião.

O Projeto Mananciais surgiu em 2015 e desde então, são realizadas diversas ações como a mobilização, cadastro e assinatura dos termos de compromisso entre a entidade e os proprietários de áreas rurais, visitas às propriedades, elaboração e implantação dos projetos de recuperação e o monitoramento e manutenção das áreas em recuperação. “O principal objetivo é a recuperação florestal das nascentes e matas ciliares das pequenas propriedades rurais da bacia hidrográfica do Rio Itapocu, melhorando assim a qualidade da água na nossa região. Além disso, os participantes estarão também, regularizando ambientalmente as suas propriedades”, explica a engenheira florestal, Karine Holler.

O município de Massaranduba será o primeiro a receber o plantio das árvores nativas. No dia 27 de setembro (sexta-feira), a partir das 15h, um evento marcará o 1º plantio, que será na propriedade de Euclides Melchioretto na localidade de 7 de Janeiro. Em Massaranduba, serão plantadas aproximadamente mil mudas, atendendo uma área de 9 mil metros quadrados.


Rua Arthur Gumz, 88, Vila Nova, Jaraguá do Sul - SC
CEP: 89259-340