Compartilhe

Escritórios técnicos de engenharia da FECAM e Associações de Municípios são apresentados em Tocantins

Publicado em 20/11/2019 às 17:06 - Atualizado em 22/11/2019 às 14:53

Equipe sendo apresentada no auditório da Corte em Tocantins
Créditos: TCE/TO Baixar Imagem

O Engenheiro Civil da Amvali, Guilherme Gustavo Ohlweiler esteve em Tocantins nessa última terça-feira (19), acompanhado da Assessora Técnica da Fecam, Natassha Moresco Maia e do Secretário Executivo da AMMOC, Denir Narcizo Zulian, onde a convite do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano participaram da 6ª Edição do TCE + Ação, encontro realizado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) em parceria com a Associação Tocantinense de Municípios.

O objetivo do evento era de apresentar os modelos de Escritórios Técnicos de Engenharia, que são executados aqui em Santa Catarina, para ajudar os gestores na execução de obras, planejamento, economia e rapidez nos processos. A ideia é que o modelo de gestão seja implementado nos escritórios de engenharia de Tocantins, para que os municípios, principalmente os menores, possam ter o suporte necessário na elaboração e acompanhamento dos projetos de obras, evitando prejuízos, dando mais agilidade e beneficiando a sociedade.

A assessora técnica da Fecam, Natassha Moresco Maia, destacou que os projetos desenvolvidos dentro do núcleo técnico focado em gestão pública dão mais segurança os gestores, com um trabalho final qualificado. “O gestor tem a garantia de continuidade e o suporte necessário em todas as etapas”.

Já Guilherme Gustavo Ohlweiler, que também é coordenador do setor de Engenharia e Planejamento da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu e presidente do Colegiado Estadual de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina, reforça que estes escritórios alcançam municípios de pequeno porte e auxiliam na padronização de projetos dentro das normas técnicas exigidas. “Mas, é claro que as grandes cidades também podem contar com o apoio, já que têm mais demandas na área. Cria-se uma força conjunta para o desenvolvimento dos municípios e do estado como um todo”, enfatizou. Durante o encontro, Guilherme também apresentou os principais projetos desenvolvidos pela Amvali em nossos municípios, como o vídeo do Parque Linear Via Verde.

Vale lembrar que os trabalhos desenvolvidos pela Federação Catarinense de Municípios — FECAM, em parceria com as associações de Municípios do estado, são referências em eficiência e associativismo no Brasil e reconhecida pela Confederação Nacional dos Municípios — CNM. Os prefeitos da região da Amvali tem grande preocupação com o desenvolvimento dos trabalhos na área da engenharia. E por isso, este é um dos serviços com maior demanda dentro da Associação. Os gestores municipais incentivam a elaboração de projetos e a consultoria com a equipe técnica da Amvali, para que ocorra de forma eficiente seguindo as normativas prescritas pelas órgãos fiscalizadores e regulamentadores, tais como o Tribunal de Contas.  Tal preocupação e incentivo refletem em trabalhos de qualidade, proporcionando o crescimento dos nossos municípios, tanto com a elaboração dos projetos, quanto a execução de obras mais eficientes. 

"O reconhecimento do Tribunal de Contas comprova que estamos no caminho certo. Ter essa confiança e apoio por parte dos nossos prefeitos demonstra que políticas públicas estão sendo direcionadas com embasamento técnico, para o desenvolvimento do País. É um grande prazer representar nosso Estado através do trabalho que realizamos aqui", conclui Guilherme.

Avanço 

O engenheiro responsável pela Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (Caeng) do TCE, Flávio Brito, explicou que a ideia da Corte em parceria com a ATM é de fomentar a implantação desses escritórios técnicos para que os municípios possam ter esse suporte, ajudando a gestão e facilitando a vida do cidadão, que terá obras com mais qualidade, além de melhorar a interlocução técnica com o Tribunal de Contas.

O presidente da ATM, Jairo Soares Mariano, afirmou que celebra essa parceria como mais uma vitória para fazer com que aqueles projetos que não atendem as normas das prestações de contas do Tribunal e da Caixa sejam melhorados. “Queremos que a população seja a maior beneficiada com essa oportunidade. Projetos como esses vamos levar adiante para fazer a diferença”, enfatizou. E completou: “Vamos implementar um primeiro escritório em Palmas e se a demanda aumentar, estudaremos a possibilidade de abrir um na região Norte e outro no Sul”.  

 

Com informações do TCE/TO.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Arthur Gumz, 88, Vila Nova, Jaraguá do Sul - SC
CEP: 89259-340