Compartilhe

Colegiado de Assistência Social da Amvali em Brasília

Publicado em 29/11/2019 às 13:33 - Atualizado em 29/11/2019 às 13:33

Nos dias 25 e 26 de novembro, a assessora geral da Amvali, Cilene Bachmann Nogaretti esteve em Brasília (DF) participando da Conferência Nacional Democrática de Assistência Social. O objetivo do evento é defender o direito do financiamento público da universalização do acesso a Assistência Social e do sistema de participação social, assegurando assim o debate sobre o processo conferencial realizado pelos municípios e estados, e definir uma agenda nacional em defesa do SUAS, da Seguridade Social Pública e da democracia.

Representantes técnicas e assessoras da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, da Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis – Granfpolis, da Associação de Municípios da Região Serrana – Amures e outras entidades, também marcaram presença, representando Santa Catarina na luta pelos direitos do acesso a Assistência Social para a nossa comunidade.

No dia 27, ainda em Brasília no período da manhã, a assessoria técnica da Fecam e das Associações de Municípios - Granfpolis, Amures, Amvali - representando os Colegiados de Assistência Social das 21 Associações estiveram em reunião junto ao Fundo Nacional de Assistência Social - FNAS. Em pauta, a situação dos repasses de recursos, a recomposição no orçamento para 2019 e 2020 e a necessidade de apoio técnico do FNAS aos municípios de SC.

Cilene Bachmann acompanhada da Secretária de Assistência social Maria Santin Camello e da diretora de Assistência Social Euci Cristofoline de Jaraguá do Sul, também estiveram presentes, juntamente com os assessores e equipes gestoras dos municípios de Florianópolis e Nova Trento.

Como resultado desta reunião, o grupo garantiu a presença de técnicos do FNAS para realização do apoio aos municípios, na segunda quinzena de fevereiro de 2020 em SC. Bem como demarcou a necessidade e importância do repasse regular e automático aos municípios. O FNAS informou que na semana passada foram liberados 200 milhões aos municípios e que no mesmo dia (27) foi liberado o PL para a liberação de mais 500.

Já na parte da tarde do mesmo dia, cumprindo agenda em Brasília, a reunião foi com as técnicas da Secretaria Nacional de Assistência Social, representantes da proteção básica, especial e rede privada do SUAS, além da presença do Diretor de Departamento de Gestão do SUAS. Dentre os assuntos discutidos, a garantia da oferta dos serviços continuados, a importância dos repasses, necessidade de apoio técnico aos municípios e a importância para os Municípios a aprovação do PLN 42/2019.

Para a nossa assessora geral Cilene “o encontro foi um momento de extrema importância e aproximação entre o Colegiado de Assistência Social e a Secretaria Nacional, pois nos permitiu alinharmos ações e demandas apresentadas por nossos municípios e receber da Secretaria, o compromisso de suporte e maior presença na política socioassistencial para a região da Amvali”.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Arthur Gumz, 88, Vila Nova, Jaraguá do Sul - SC
CEP: 89259-340