Compartilhe

Engenheiros da Amvali visitam a Ponte Hercílio Luz

Publicado em 03/02/2020 às 14:41 - Atualizado em 03/02/2020 às 14:43

A pedido do presidente da Amvali João Carlos Gottardi, os engenheiros da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, Guilherme Gustavo Ohlweiler e Leandro Rech estiveram em Florianópolis, juntamente com o Coordenador da Defesa Civil de Corupá, Cláudio Siqueira, em visita técnica para conhecer a nova estrutura da Ponte Hercílio Luz.

A visita se deu no mesmo dia da liberação do tráfego de veículos (27/01), após 38 anos. Por enquanto, podem passar apenas ônibus, veículos oficiais de emergência, além de ciclistas e pedestres. Um momento histórico de grande relevância cultural para o estado de Santa Catarina.

Os engenheiros também estiveram no Centro Integrado de Gerenciamento da Defesa Civil do Estado, onde localiza-se a Secretaria de Defesa Civil Estadual, para conhecer os projetos destinados ao reaproveitamento dos materiais retirados da antiga estrutura da Ponte. A reunião foi dirigida pela arquiteta Fernanda Oliveira, Gerente de Reabilitação da Defesa Civil do Estado.
Fernanda explanou sobre os projetos, a forma de concessão das peças metálicas que serão utilizadas para a substituição de pontes e pontilhões que estejam precários nos municípios do estado, de forma a realizar uma ação preventiva nestes locais.

Os kits são compostos por pontes de 5 metros de largura com até 12 metros de comprimento. Há também peças maiores, porém em menor quantidade que ainda não possuem kits definidos.
Para receber os kits, os municípios devem enviar um ofício solicitando as pontes. Uma equipe técnica fará a avaliação dos locais onde serão substituídas as pontes, para verificar se as cabeceiras existentes são aptas para receber os kits. Estudos hidrológicos também serão realizados para a prevenção, evitando o represamento de água sobre a estrutura.

Por último, os engenheiros da Amvali, visitaram o canteiro de obras da empresa que está realizando a recuperação das peças metálicas, retiradas da ponte Hercílio Luz, para conhecer o processo executivo e a montagem das peças para os kits de transposição.

No dia 04 de fevereiro, a equipe do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD), se reunirá com os prefeitos e lideranças políticas na Arena Jaraguá para o esclarecimento de dúvidas e como funcionará o processo de entrega dos kits para os municípios que tiverem interesse.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Arthur Gumz, 88, Vila Nova, Jaraguá do Sul - SC
CEP: 89259-340