Compartilhar share

Amvali reúne prefeitos e secretários municipais para discutir ações de prevenção ao coronavírus

Publicado em 16/03/2020 às 17:25 - Atualizado em 16/03/2020 às 17:25


Créditos: Amvali Baixar Imagem

Em reunião na tarde desta segunda-feira (16) na Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), prefeitos, Secretarias de Saúde e de Assistência Social da região, se reuniram para adotar medidas em comum para combater o Coronavírus. 

Os decretos oficiais serão publicados pelas prefeituras e terão validade de 30 dias. As orientações foram pensadas de forma conjunta pelos municípios e tem como principal preocupação o público idoso – que está mais suscetível à doença. As decisões foram tomadas com base nas orientações repassadas pelo Ministério de Saúde, Governo de Santa Catarina e Federação Catarinense dos Municípios – FECAM.

Estão suspensos todos os eventos destinados ao público idoso organizados pelas administrações municipais como grupos de terceira idade, cafés, cursos e jogos. Também deve ser recomendado que a iniciativa privada siga a mesma orientação em atividades para a terceira idade.

Eventos que reúnam um grande número de pessoas, devem ser suspensos. Em casos de jogos, os torneios até podem ser realizados, desde que seja com portão fechado ao público externo.

Aulas mantidas

Seguindo a recomendação do Governo do Estado até o momento, a princípio, as aulas em todos os municípios da Amvali estão mantidas. Existe a expectativa que nos próximos dias seja necessária a suspensão de aulas. Mas as decisões serão tomadas com base nas recomendações do Ministério da Saúde e serão comunicadas de forma oficial à população.

Será recomendado às instituições de ensino superior que adotem alternativas a aulas presenciais, como aulas em ambientes virtuais.

Aglomeração de pessoas

Os locais de grande circulação de pessoas, como comércios, restaurantes, shoppings, escolas e até o transporte coletivo, deverão reforçar medidas de higienização e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários.

Cuidados

No mais, é necessário que a população também faça sua parte e evite frequentar locais superlotados e fique atenta às regras de etiqueta – principalmente ao espirrar e ao tossir: sempre cubra a boca.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato e com as gotículas, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto.

“É importante que as pessoas lavem as mãos com frequência, use álcool em gel, e ajude a sensibilizar os familiares idosos que este é o momento que eles devem ficar em casa. Estamos com uma grande preocupação com a terceira idade, e todas nossas decisões estão sendo tomadas pensando na prevenção”, explicou o prefeito João Carlos Gottardi.

 

Crédito: Caroline Stinghen

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Corupá

 


publish