Jaraguá do Sul

Hino Nacional e Hino Municipal são obrigatórios nas instituições de ensino

Publicado em 18/10/2017 às 11:38 - Atualizado em 18/10/2017 às 11:38

Prefeito de Jaraguá do Sul
Créditos: Dilvulgação Baixar Imagem

Aconteceu na manhã desta terça-feira (17), na Escola Luiz Gonzaga Ayroso, a assinatura solene da Lei Municipal nº 7475, que torna obrigatória a execução semanal do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Jaraguá do Sul nas instituições de ensino municipais, estaduais e particulares de Jaraguá do Sul. A lei é de autoria do vereador Marcelindo Gruner, que explica que o objetivo da lei é resgatar o civismo entre as crianças e os adolescentes. Estiveram presentes na solenidade, além da direção e alunos da escola, representantes da sociedade civil, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, a chefe de gabinete, Emanuela Wolff, o diretor de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Antonio de Souza Júnior, membros do secretariado municipal, o vereador Marcelindo Gruner, o vereador Jaime Negherbon e o tenente-coronel Gildo de Andrade Filho, do 14º Batalhão de Polícia Militar. 

O diretor de ensino Antonio de Souza Júnior aprova a medida e afirma que a maioria das escolas municipais já executam o Hino Nacional com seus alunos semanalmente. Já o Hino de Jaraguá do Sul será um novo hábito. A aluna do 9º ano Helen Eduarda Ribeiro, 14 anos, acha legal aprender o Hino de Jaraguá. “Vamos aprender novas palavras. Enriquecer o vocabulário. Depois vou passar esse conhecimento adiante”, conta. Manoara Carlane Mota dos Santos, 12 anos, aluna do 7º ano, relata que não gostava de ir a eventos onde era tocado o Hino de Jaraguá e ela não o sabia cantar. “Agora não vou mais passar vergonha. Acho que todo jaraguaense deve saber o Hino de Jaraguá, assim como todo brasileiro deve saber o Hino Nacional”, ressalta Manoara. Após a execução dos dois hinos na escola e da assinatura solene da lei, alguns alunos da Banda Marcial da escola apresentaram músicas clássicas e populares.

A íntegra da Lei Municipal nº 7475/2017 está disponível no endereço www.leismunicipais.com.br, bastando apenas digitar o número da lei e a cidade de origem.

 

Fonte: Antonio de Souza Júnior – diretor de Ensino, Secretaria de Educação – (47) 2106-8044, 99988-5248