AMVALI recebe Seminário do Projeto "Unindo Forças"

Publicado em 13/12/2017 às 07:11 - Atualizado em 13/12/2017 às 07:11

Presidente da AMVALI, Antídio Lunelli
Créditos: Divulgação Baixar Imagem

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) recebeu, nesta terça-feira (12), o seminário Unindo Forças, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O evento reuniu os municípios da Amvali e da Associação dos Municípios do Nordeste Catarinense (Amunesc), com seus controladores gerais.


Em seu primeiro evento como presidente da Amvali, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, citou a integração dos órgãos fiscalizadores como peça fundamental para o combate à corrupção. “Decidi entrar para a vida pública para fazer a diferença, para buscar a ética que tanto foi esquecida em nosso país”, ressaltou Lunelli.


As palestras e discussões iniciaram após a apresentação do programa pelo promotor de Justiça Samuel Naspolini, responsável pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MPSC. Um levantamento do Ministério Público, feito em 2014, apontou que em boa parte das cidades catarinenses não há diálogo institucional entre a Controladoria-Geral do Município e o Ministério Público.


“A partir deste diagnóstico, desenvolvido pela Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina, o MPSC firmou parceria com outros órgãos públicos e desenvolveu este projeto, fortalecendo as Unidades de Controle Interno dos Municípios catarinenses (UCIs) e impulsionar a atuação administrativa na prevenção e repressão ao ilícito”, afirmou o promotor.