Conferência aborda implementação do BIM nas associações e prefeituras municipais

Publicado em 28/09/2020 às 10:29 - Atualizado em 28/09/2020 às 10:42

No dia 24/09, estiveram reunidos os técnicos das prefeituras e associações de municípios que compõe a FECAM, através de uma conferência online realizada pelo Grupo de Trabalho BIM do Colegiado Estadual de Engenharias e Arquitetura de Santa Catarina (CEEASC).

 

A conferência teve como objetivo realizar troca de experiências e desafios no processo de implementação da metodologia BIM.

 

A reunião iniciou com a explanação das associações de municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e do Vale do Itapocu (AMVALI).

 

Pablo Vinícius Rigo, técnico da Amvali, explanou as principais etapas de implementação que estão ocorrendo no setor de engenharia e arquitetura da associação. Também destacou que ao contrário do que muito se divulgou sobre o tema, a metodologia BIM não se trata de um software e sim sobre integração de processos, que estão em constante melhoria.

 

Em seguida as arquitetas urbanistas Lucimara Ferreira de Lima e Marina Luxi, representando o Departamento de Gestão da Inovação da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, abordaram sobre a implementação BIM no estado do Paraná e como ocorreu a elaboração do caderno técnico que define parâmetros de contratação e execução de projetos em BIM.

 

E representando o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), o engenheiro Rafael Fernandes abordou sobre o Laboratório de BIM em Santa Catarina, apresentou alguns estudos de caso e processos importantes para a implementação da metodologia no setor público.

 

A conferência finalizou com uma conversa com os representantes, respondendo às perguntas dos participantes.

 

O grupo de trabalho responsável pela organização do evento já vem realizando levantamentos de dados para entender a melhor forma de implementar o BIM nas associações e prefeituras de Santa Catarina. Neste momento, uma agenda estratégica de ações está sendo definida pelo grupo para atuar juntamente com as associações e municípios.

 

A conferência está gravada e pode ser assistida no canal da FECAM, através do link: https://youtu.be/8FGPkSPuICY