Projeto Mananciais já recuperou 10 hectares de matas ciliares na região

Publicado em 23/02/2021 às 11:04 - Atualizado em 23/02/2021 às 11:04

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu continua mobilizando novos beneficiários do Projeto Mananciais, em especial produtores rurais de Corupá e do Santa Luzia, em Jaraguá do Sul. De acordo com Karine Holler, já foram plantadas 10 mil mudas de árvores nativas em 10 hectares de matas ciliares recuperadas.

“Além do plantio de mudas de árvores, também estamos empregando outras técnicas de recuperação ambiental, sempre orientando os agricultores e agora fixando placas nas matas ciliares”, reforça a engenheira florestal.

O Projeto tem como finalidade a recuperação de áreas de preservação permanente de nascentes e córregos localizados em cursos de água da bacia hidrográfica do Rio Itapocu. Essa proteção e recuperação das matas busca a proteção e produção de água, para que não futuro não venha a faltar e a região sofrer pela sua escassez.

Os pequenos proprietários rurais do Vale do Itapocu que precisam recompor suas nascentes e matas ciliares, com base nos dados do Cadastro Ambiental Rural, podem fazê-las de forma gratuita participando do Projeto Mananciais.