Compartilhar share

6ª Reunião do Colegiado de Turismo da Amvali

Publicado em 27/08/2021 às 14:54 - Atualizado em 27/08/2021 às 15:09

Na manhã desta última quinta-feira (26), secretários e gestores de turismo dos municípios da Amvali, estiveram reunidos na Associação Empresarial de Schroeder, para mais uma reunião do Colegiado.

 

Entre alguns dos assuntos discutidos, destacam-se as ações e andamentos dos trabalhos do Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos e dos Planos Municipais de Turismo.

 

A reunião contou com a participação da extensionista da Epagri de Jaraguá do Sul, Josiane de Souza Passos e Roberta Ramos de Blumenau, que falaram sobre os trabalhos com o Turismo Rural realizado nos municípios e que vem crescendo na Região Sul do Brasil. A ideia é, dentro do consórcio da Amvali, criar projetos para regularizar essas propriedades e dar suporte para que possam receber turistas, visto o grande potencial pela localização privilegiada em que nossos municípios estão inseridos.

 

Durante o encontro, o diretor-executivo do Cigamvali, Fabiano Spezia, falou sobre o programa “Fortalece Sociobio” voltado para propostas de projetos de Consórcios Públicos que tenham por finalidade o fortalecimento da sociobiodiversidade, envolvendo pequenos e médios produtores rurais, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais.

 

Fabiano explicou que o Consórcio já elaborou uma proposta de projeto e que a mesma já está cadastrada e que agora busca garantir a captação de recursos que nesta edição podem chegar até RS 750 mil, caso sejam aprovadas.

 

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os projetos podem prever gastos de custeio e compra de equipamentos, contemplando atividades em gastronomia, selos e certificações, turismo rural, produtos artesanais qualificados, novos tipos de beneficiamentos de produtos, patrimonialização de bens culturais imateriais agrários, indicação geográfica, dentre outras temáticas de estruturação produtiva e agregação de valor. 

 

Para Fabiano, a conquista desses recursos significa um grande avanço no fortalecimento da integração da agricultura familiar com o turismo regional.