Compartilhar share

Contaminações no Rio Itapocuzinho é pauta de reunião no Ministério Público de Jaraguá do Sul

Publicado em 26/11/2021 às 16:46 - Atualizado em 22/04/2022 às 09:09

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e representantes do IMA/CODAM de Jaraguá do Sul, do Comitê da Bacia do Itapocu, da Amvali, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente – Fujama, da Secretaria de Saneamento e Gestão Ambiental de Schroeder, da Fundação do Meio Ambiente de Guaramirim – Famag; da Defesa Civil de Guaramirim e da Águas de Guaramirim, estiveram reunidos no dia 23, na sede do Ministério Público de Jaraguá do Sul.

 

Na oportunidade, consolidou-se a formação de um grupo permanente de trabalho, envolvendo todas as entidades presentes, de modo a intensificar e tornar mais efetivas as ações de fiscalização ambiental na Bacia do Rio Itapocuzinho. Neste sentido, o Comitê da Bacia Hidrográfica apresentou o Plano de Controle e Monitoramento do Lançamento de Efluentes na Sub-bacia Hidrográfica do Rio Itapocuzinho, que identifica, classifica e localiza todas as empresas com potencial de emissão de poluição hídrica existentes.

 

A finalidade facilitar a fiscalização, em caso de constatação de poluição. Qualquer cidadão, identificando poluição, pode registrar por meio de vídeo ou fotografia, encaminhando-o a qualquer um dos órgãos relacionados, integrantes da rede de fiscalização.