Compartilhar share

Fórum Regional de Turismo em Barra Velha

Publicado em 28/04/2022 às 15:51 - Atualizado em 28/04/2022 às 15:52

Autoridades locais, gestores públicos de turismo e empresários do ramo, marcaram presença no Fórum Regional de Turismo que aconteceu em Barra Velha na noite de ontem, dia 27. Realizado pelo Sebrae, Amvali, Cigamvali e o município de Barra Velha, o evento trouxe convidados para discutir as tendências do que está sendo implementado no setor a nível nacional, estadual e regional.

Para compor os painéis temáticos, foram convidados o Diretor Executivo do Cigamvali, Fabiano Spezia, o presidente da Santur, sr. Henrique Matos Maciel, a Assessora da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, sra. Ana Clévia Guerreiro Lima e a Diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Ministério do Turismo, sra. Nicole Facuri.

Fabiano explanou os trabalhos realizados pelo Cigamvali de forma integrada com os municípios do Vale do Itapocu e em conjunto com o Colegiado de Turismo da Amvali, como o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos que contempla um trajeto de quase 500 km, divididos em duas rotas: Serra e Mar.

Fabiano também destacou a realização de capacitações com os atores envolvidos no Circuito, a produção de materiais gráficos, vídeos para divulgação, participação em feiras e outras ações que fortalecem o turismo regional.

Sr. Henrique Maciel, presidente da Santur, apresentou um panorama do Desenvolvimento Turístico em Santa Catarina, disponibilizando toda a estrutura técnica da Santur aos municípios catarinenses, para trabalharem de forma conjunta nas ações turísticas e políticas públicas para o setor.

Ana Clévia Guerreiro Lima, do Sebrae Nacional, falou sobre o Destinos Turísticos Inteligentes, pautados em quatro pilares: Governança, Sustentabilidade, Experiência e Tecnologia. Ana enfatizou a valorização e cuidado com o meio ambiente, inclusão, consumo responsável, preservação da cultura local e a segurança dos visitantes no desenvolvimento do turismo.

A representante do Ministério do Turismo, Nicole Facuri que é Diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, apresentou os projetos e produtos turísticos que estão sendo realizados a nível nacional. Nicole também trouxe alguns exemplos de países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Portugal, que fortaleceram os seus atrativos, com soluções inovadoras e criativas que melhoram a experiência do turista e proporcionam retorno financeiro para empreendedores e comunidades locais.

Ao final do evento, a Diretora Executiva da Amvali, Juliana Demarchi e o Gerente Regional Norte do SEBRAE/SC, Jaime Dias Junior, entregaram os Planos Municipais de Turismo para Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Barra Velha.

Também foram entregues ao município de Corupá, o Selo Empresa Amiga do Turismo de Corupá e ao município de Jaraguá do Sul, o Selo Smart Tour.

 

Sobre o Plano Municipal de Turismo

É uma importante ferramenta que tem como objetivo de contribuir com o desenvolvimento da atividade no âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao estímulo e estruturação da ação do turismo. É um documento norteador para que o governo, empresas e entidades desenvolvam o turismo no município de forma sustentável e participativa, além de ser referência para atrair investidores e linhas de crédito para o setor.

 

Selo Empresa Amiga do Turismo de Corupá

O Selo Empresa Amiga tem como objetivo dar visibilidade as empresas que participam das captações e ações de qualificação do turismo de Corupá e que incentivam os seus gestores e colaboradores a participarem dessas ações, melhorando a oferta turística local. Além disso, o Selo traz benefícios diretos as empresas que participam do programa, pois promove melhor atendimento, gestão de empreendimentos e aumento da presença digital.

 

Selo Smart Tour

O Smart Tour é uma ferramenta de inovação tecnológica, com dados precisos e em tempo real onde o turista terá de forma muito mais rápida e completa as informações que precisa sobre a cidade, como hotéis, restaurantes, pontos turísticos, entre outros. O sistema é baseado em beacons que são pequenos dispositivos de localização indoor que se comunicam via bluetooth do usuário, sem a necessidade de buscas na internet ou qualquer outro tipo de pesquisa, tudo em tempo real.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar