You are currently viewing 2° Encontro do Caminho do Peabiru trouxe grandes nomes do Turismo e Cultura para nossa região

2° Encontro do Caminho do Peabiru trouxe grandes nomes do Turismo e Cultura para nossa região


Nos dias 15 e 16 de setembro, um evento de significativa importância histórica tomou lugar na região: o 2° Encontro do Caminho do Peabiru – 500 anos da Passagem de Aleixo Garcia. O evento teve início na Câmara de Vereadores de Barra Velha no seu primeiro dia e, no segundo, deslocou-se pelos municípios de Barra Velha, São João do Itaperiú, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Corupá para fins de pesquisa e estudo.

O propósito central deste encontro foi aprofundar o conhecimento acerca do Caminho do Peabiru, proporcionando um ambiente propício para a interação e colaboração entre renomados profissionais das áreas de educação, cultura e turismo, além de pesquisadores importantes que marcaram presença no encontro, como os jornalistas e escritores Eduardo Bueno e Rosana Bond, o pesquisador Fabio Nunes, o montanhista Henrique Paulo Schmidlin (Vitamina), o geólogo Geraldo Barfknecht e o presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, Deputado Marquito.

O jornalista e escritor Eduardo Bueno, conhecido como “Peninha”, marcou presença no evento e compartilhou sua visão:

Peabiru é um dos estímulos mais incríveis que temos e que nos faz mergulhar em uma história verdadeira que mistura seres humanos, história e meio ambiente.

O Deputado Marquito elogiou a Associação dos Municípios da região por seu compromisso com a promoção do turismo local:

É uma alegria poder estar aqui, junto à Associação dos Municípios da região, discutindo sobre a presença de Aleixo Garcia e o Peabiru, um tema tão importante para o desenvolvimento do turismo da região. Conversamos sobre a importância da regionalização do turismo, e a associação tem demonstrado sua vontade e disponibilidade para um trabalho conjunto

destacou o presidente da comissão de turismo e meio ambiente da ALESC.

No segundo dia do evento, os participantes realizaram uma excursão pelos municípios da Amvali, seguindo o traçado do Caminho do Peabiru, sob a orientação do pesquisador Fabio Nunes. Essa jornada proporcionou uma visão fascinante da forma como tudo ocorreu há 500 anos atrás.