O Prefeito em exercício de Jaraguá do Sul, Jaime Negherbon convida a população dos municípios da AMVALI a prestigiarem a 7ª Feira do Livro. A cerimônia de abertura do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), na SCAR e contou com a presença da comissão organizadora e demais autoridades.
Programação:
6 de junho – Quinta-feira
9h – Abertura dos estandes
9h05min – Abertura oficial da 7ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul – Grande Teatro
10h, 14h e 15h – Tá Chovendo Histórias – Cia Panacéia – Grande Teatro
Maratona de Contos – (São Bento do Sul)
De maneira poética e bem humorada a Cia Panacéia faz uso de onomatopeias, cantigas, brinquedos, instrumentos musicais (escaleta, flauta doce, calimba, cítara, pandeiro, pios de pássaros, etc) para dar voz e vez aos contos. Classificação: de 5 a 12 anos.
10h e 14h40min – Mostra Nueva Mirada – Kérity, a mansão dos contos (legendado) – Pequeno Teatro (Classificação: 10 anos)
18h – Lançamento do livro "Metamorfosicamente Pensando…" e bate-papo com a autora Marinei Luiza Valcanaia
19h – "Para você ouvir" com Adriana Calcanhotto/Partimpim
Bate-papo e sessão de autógrafos com Adriana Calcanhotto / Partimpim – Grande Teatro
Conhecida por suas canções de sucesso que integraram diversas trilhas sonoras em telenovelas globais, Adriana Cancanhotto é uma multi-artista. São mais de uma de uma dezena de discos que encantam gerações distintas.
Além de cantora e compositora, se aventura pela literatura e pela ilustração. Em 2004 lançou o álbum Adriana Partimpim, com uma seleção de canções para crianças. Por este magnífico trabalho recebeu vários prêmios, entre eles o Grammy latino de melhor álbum infantil. "Saga Lusa o relato de uma viagem" é o seu livro de estreia e conta a viagem a Portugal em sua turnê do disco Maré. O relato mostra como foram as 120 horas sem dormir e delirando aos efeitos causados por uma mistura de remédios para curar uma forte gripe. Tudo isso com muito bom humor. "Melchior o mais melhor", livro escrito por Vick Muniz e ilustrado por Adriana Calcanhotto é o seu último trabalho na literatura.
21h – Encerramento das atividades
7 de junho – Sexta-feira
9h – Abertura dos estandes
9h15, 10h, 14h15 e 15h – De Domingo a Domingo e Maré de Histórias
Maratona de Contos – Cia Sandra Baron (Jaraguá do Sul) – Grande Teatro
"De domingo a domingo" narra histórias da tradição oral como: A iInterminável Semana de Domingos (conto brasileiro da tradição oral que mostra um caboclo preguiçoso almejando uma semana inteira de domingos para não precisar trabalhar) e Mapiguari (lendária figura brasileira do amazonas, monstro folclórico que habita as florestas e come gente) . Já em "Maré de Histórias" conhecemos várias histórias sobre o mar. Tem a história do linguado, a história que explica o porque o mar tanto chora e a história que revela o segredo da luz da alma da baleia.
9h40min – Mostra Nueva Mirada – Gnomos & Trolls – a câmara secreta (legendado) – Pequeno Teatro (Classificação: 10 anos)
14h30min – Entre princesas e príncipes, com Fábio Yabu/Abu Fobiya – Pequeno Teatro
Fábio Yabu é escritor, ilustrador e roteirista. Seus desenhos animados são exibidos nas TVs de mais de 50 países, e seus livros publicados no Brasil e em Portugal. Em 1998, criou uma das primeiras histórias em quadrinhos para Internet do mundo, "Combo Rangers". Os personagens viraram revistas em quadrinhos e produtos licenciados, conquistando milhares de fãs por todo o Brasil. Sua criação seguinte foi a série de livros e desenhos animados "Princesas do Mar", em 2004. Hoje, as personagens estão diariamente nas TVs de mais de 50 países, incluindo a TV Cultura e Discovery Kids no Brasil, e contam com mais de 100 produtos licenciados. Na literatura infantil, lançou ainda os livros "Raimundo, Cidadão do Mundo", adotado pelo Ministério da Educação para escolas públicas de todo o Brasil, e "Apolinário, o Homem-Dicionário", em parceria com o vencedor do prêmio Jabuti, Daniel Bueno.
Abu Fobiya é um heterônimo de Fábio Yabu, seu lado sombrio, e escreve livros de terror, como Branca de morte e os setes zumbis, Independência ou mortos e Protocolo Bluehand.
19h – "Jaraguá em curtas": 5 curtas, Pequeno teatro
Lançamento dos cinco curta-metragens do projeto "Jaraguá em curtas", que busca um novo olhar para a cidade. Os curtas são "A 415", "Do seu lado", "No meu apartamento ou no seu", "Quem decide é o bar" e "Aporia".
20h – Fantástico Circo teatro de Um Homem Só – Grande Teatro
Palco Giratório Sesc – Cia Rústica (Porto alegre/RS)
No palco-picadeiro, Heinz Limaverde transita por vários tipos do imaginário do circo, como a mulher-barbada, o mágico, a vedete, o cantor, o palhaço; além de expor sua própria persona. Escrito em parceria entre o ator e a diretora Patrícia Fagundes, a dramaturgia serve-se da estrutura polifônica do espetáculo circense, combinando o universal com o pessoal a partir de referências do circo e memórias e experiências do ator. Classificação: a partir de 14 anos.
21h – Encerramento das atividades
8 de junho – Sábado
9h – Rede Sesc de Teatros apresenta show de Badi Assad (SP) – Grande Teatro
10h e 15h – As Novas Roupas do Rei Macaco Simão
Maratona de Contos Sesc – Cia Coxinhas Contacausos (Jaraguá do Sul) – Grande Teatro
O Rei da Floresta Flor e Fruto, o majestoso e pomposo Macaco Simão, está descontente com os comentários sobre sua forma extravagante de se vestir. É então que Mariquinha Fashionista, uma estilista das Europas, entra em cena. O macaco mais vaidoso terá as roupas mais belas… ou não? Classificação: Livre.
10h e 15h – Mostra Nueva Mirada – Seleção de 13 Curtas – Pequeno Teatro (Classificação: 6 anos)
14h até 18h – I Oficina de autores da Ciranda Literária de Jaraguá do Sul, com Jura Arruda
18h – Sessão de autógrafos do livro "Aquele que conta a história" e bate-papo com Claudionei Fernandes – Espaço dos autores
19h – Show de Badi Assad (SP) – Grande Teatro
Badi Assad é uma das mais inovadoras e singulares artistas de sua geração. Transcendendo suas raízes Brasileiras, ela faz uma mistura que vai desde a mpb, pop e world até o jazz e sons étnicos de todo o mundo. Como resultado, a cantora, violonista e compositora desenvolveu um gênero de música próprio que, literalmente, desafia qualquer categorização. Badi nasceu em em SP e foi criada no Rio de Janeiro. Irmã dos violonistas do Duo Assad (reconhecidos mundialmente), começou a tocar violão aos 14 anos. Um ano depois, já dominava o instrumento e subia aos palcos participando e ganhando concursos nacionais e internacionais. Badi se consolidou pelo seu talento e conquistou o cenário internacional com sua reconhecida técnica (violão e voz), suas experimentações vocais e insaciável sede de inovar. Classificação: Livre
19h – Estandes encerram suas atividades
9 de junho – Domingo
10h – Abertura dos estandes
10h e 14h15min – Preguiça (texto de Bartolomeu Campos de Queirós)
Maratona de Contos Sesc – Mery Petty (Jaraguá do Sul) – Grande Teatro
Livremente inspirado no texto literário de Bartolomeu Campos de Queirós. Um nascimento preguiçoso!!! Um desenvolvimento preguiçoso!!! Um crescimento preguiçoso!!! Uma vida inteira preguiçosa… Culpa de quem??? Classificação: a partir dos 6 anos.
10h e 15h – Mostra Nueva Mirada – Seleção de 11 Curtas – Pequeno Teatro (Classificação: 14 anos)
14h até 18h – I Oficina de autores da Ciranda Literária de Jaraguá do Sul, com Jura Arruda
18h – Encerramento das atividades
10 de junho – Segunda-feira
9h – Abertura dos estandes
9h – Papo de índio: um papo com Daniel Munduruku – Grande Teatro
Escritor indígena com 43 livros publicados, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP e Diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais e Diretor do Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual – INBRAPI. Recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior, entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Destaque para seus livros "Histórias de índio",
"A onça e o fogo", Você lembra, pai?, "Sabedoria das águas", "A Primeira Estrela que vejo é a Estrela do meu Desejo e Outras Histórias Indígenas
de Amor".
9h15, 10h, 14h15 e 15h – A Menina do Arco-Íris (conto de Marina Colasanti) – Maratona de Contos Sesc – Lieza Neves (Brusque) – Pequeno Teatro (matutino) e Grande Teatro (vespertino)
Espetáculo de contação de histórias baseado no conto homônimo da escritora Marina Colasanti. Na montagem estão ainda poemas e canções que tratam dos temas do conto: memória, cores, poesia, transformação e imaginação. A peça traz à cena um texto lúdico e poético da autora e, da mesma maneira, a concepção de todo o espetáculo busca esses elementos, presentes na trilha sonora, iluminação, imagens, figurino e na atuação. Desta forma, para o público, nada parece previsível e comum, mas traz poesia, interpretação de texto, imaginação, leitura de imagens, dança e música, de forma que a platéia elabore seus próprios conceitos e roteiros.
14h – Contando histórias, com César Obeid – Pequeno Teatro
Escritor, educador e contador de histórias. É autor de diversos livros para o público infantojuvenil, alguns deles foram premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Frequentemente escreve matérias e artigos para jornais e revistas de educação, como também participa de gravações de programas de televisão e rádio para falar sobre leitura, literatura, poesia e cultura popular. Dentre suas mais de vinte obras, destaque para " Minhas Rimas de Cordel", "O Cachorro do Menino", "Rimas Saborosas" e "Rimas Animais".
16h – Oficina de contação, com César Obeid – Sala Multiuso
19h – O que é poesia? Com Gabriel Gómez e Suzana Mafra – Pequeno Teatro
19h – Sessão de autógrafos do livro "Aluguei um Lugar no Céu do Meu Cérebro" e bate-papo com o autor Hélio Bento de Souza – Espaço dos autores
20h – Lançamento do livro "Labirinto de nomes" e bate-papo com a autora Elyandria Silva – Estande Ilha Mágica
21h – Encerramento das atividades
11 de junho – Terça-feira
9h – Abertura dos estandes
9h15, 10h, 14h15 e 15h – Chapeuzinho adormecida no País das Maravilhas
Maratona de Contos Sesc – Cia Coxinha Contacausos (Jaraguá do Sul) – Grande Teatro
Um pai conta uma história a filha antes de dormir. O quarto, os brinquedos, os móveis e todos os objetos do local viram parte dessa história que é um fábula infantil que mescla vários contos clássicos. Classificação: Livre.
9h40min e 14h40min – Mostra Nueva Mirada – Seleção de 11 Curtas – Pequeno Teatro (Classificação: 14 anos)
15h – Lançamento do livro "Preciosidades" de Eliana Aparecida Quadra Corrêa – Espaço dos autores – Espaço dos autores
16h – Lançamento de "O nome dele era Pedro" e bate-papo com a autora Célia Biscaia Veiga – Espaço dos autores
16h15min – Lançamento do livro "A Naneara e a busca por Paititi" de Lilian Cristina Peixe – Espaço dos autores
19h – Palavras russas, com Rubens Figueiredo – Pequeno teatro
Vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2011, do Prêmio São Paulo de Literatura 2011 e duas vezes ganhador do Prêmio Jabuti, Figueiredo é um dos mais respeitados escritores brasileiros vivos. É autor dos livros "Passageiro do fim do dia", "Barco a seco" e "Contos de Pedro". Figueiredo é também tradutor do russo, e traduziu as últimas versões dos clássicos de Tolstói para o português.
21h – Encerramento das atividades
12 de junho – Quarta-feira
9h – Abertura dos estandes
9h15, 10h, 14h15 e 15h – Na estação do coração
Maratona de Contos Sesc – Angela Finardi (Joinville) – Grande Teatro
Girassula chegou de viajem trazendo em sua mala três histórias que fizeram o seu coração bater mais forte: A Dona Baratinha, A História da Coca e Campo Santo. Só não trouxe na mala a sua amiga Viola e o seu violão, porque não couberam… Também não couberam todas as parlendas, músicas e adivinhas da Viola. É que as adivinhas eram espaçosas e não deixavam as parlendas entrarem assim, sem adivinhar! Mas as duas, Girassula e Viola trataram de chegar juntas e de trouxeram tudinho, pois não queriam perder a oportunidade de contá-las para as crianças de jeito nenhum! Classificação: Livre.
9h40min e 14h40min – Mostra Nueva Mirada – Os Crocodilos (legendado) – Pequeno Teatro SCAR (Classificação: 11 anos)
19h – As palavras cantadas, com Zeca Baleiro – Grande Teatro
Zeca Baleiro é cantor, compositor, cronista e músico brasileiro. Com mais de dez discos, Zeca é um mestre da composição: suas composições já foram interpretadas por Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz e Claudia Leitte. É autor dos livros: "Bala na Agulha: Reflexões de boteco, pastéis de memória e outras Frituras" e a "Vida é um souvenir made in Hong Kong".
21h – Encerramento das atividades
13 de junho – Quinta-feira
9h – Abertura dos estandes
9h15, 10h, 14h15 e 15h – O Lobo é Inocente!
Matatona de Contos Sesc – Mery Petty (Jaraguá do Sul) – Grande Teatro
O lobo, tragicamente conhecido como o Lobo mau é inocente! Diz assim o jornal. As autoridades querem desvendar esse mistério. O que terá realmente acontecido? Será o lobo, mau ou bom? Se for bom, teríamos sido enganados esses anos todos? Teremos a confissão do próprio lobo! Aguardem! Classificação: a partir dos 6 anos.
9h, 10h, 14h e 15h – Projeto "Asas da imaginação" da UNIMED – Pequeno teatro
19h – "O Som da Palavra", com Enéias Raasch e Thiago Daniel – Pequeno teatro
"O Som da Palavra" traz uma nova cara para a música catarinense, com canções que mesclam MBP e Rock, o show investe tanto na parte melódica como nas letras das composições explorando a poesia das palavras". Thiago e Enéias são artistas independentes conhecidos no meio artístico, que neste ano resolveram unir seus talentos apresentando um trabalho autoral com composições próprias.
19h – Lançamento do livro "Diário virtual" e bate-papo com o autor Robert Brotzke – Espaço dos autores
20h – Lançamento do livro "Céu, inferno e outros lugares" e bate-papo com o autor Eduardo O. Carvalho – Estande Ilha Mágica
14 de junho – Sexta-feira
9h – Sessão de autógrados do livro "Aquele que conta a história" e bate-papo com Claudionei Fernandes – Estande dos autores
9h15, 10h, 14h15 e 15h – Entre a Espada e a Rosa
Maratona de Contos Sesc – Grupo Teatral Fio de Ariadne (Joinville) -Grande TeatroDuas mulheres aguardam o público para contar algumas de suas histórias prediletas. Entre uma história e outra, em meio a cheiros e bordados, elas recordam momentos importantes de suas vidas, expõem seus afetos, tecem laços. Trazem à tona personagens como leões, unicórnios, reis e princesas, presentes no universo fantástico de Marina Colasanti. Entre a Espada e a Rosa, Entre o leão e o Unicórnio e Longe Como o Meu Querer – os contos preferidos das duas amigas – são repletos de símbolos que revelam algo de essencial presente em cada mulher. Classificação: livre, mas recomendado para maiores de 12 anos.
19h – Mostra de Cinema Nueva Mirada – Pequeno teatro
Max envergonhado – Dinamarca, 2008, cor, 94'. Legendado. Dir: Norbert Lechner. Max vive os conflitos típicos dos adolescentes. Sente vergonha do modo de ser da mãe, sofre para ser aceito entre os colegas da escola e sente dificuldades de se aproximar de Ofélia, uma menina que, como ele, tem problemas com sua família.
19h – Sessão de autógrados do livro "Aquele que conta a história" e bate-papo com Claudionei Fernandes – Espaço dos autores
20h – Sessão de autógrafos do livro "Teofania" e bate-papo com o autor Fernando Bastos- Espaço dos autores
21h – Encerramento das atividades
15 de junho – Sábado
9h – Abertura dos estandes
9h40min – Mostra Nueva Mirada – Toni, o garimpeiro (legendado) – Pequeno Teatro (Classificação 11 anos)
10h e 14h15 – Causos do Ademiro e Atônita
Cia Cochinha Contacausos (Jaraguá do Sul) – Grande Teatro
Conheça a casa do jovem Ademiro e sua mãe Atônita, em uma pequena cidade onde o Judas perdeu as botas. O jovem avoado quer dar um presente de aniversário para a mãe, e escolhe justamente… um bebê. Mas roubar um ovo de cegonha não é tão simples assim. Classificação: Livre.
14h40min – Mostra Nueva Mirada – Toni, o garimpeiro (legendado) – Pequeno Teatro (Classificação 11 anos)
15h – Lançamento do livro "O Velho Lobo do Mar" e bate-papo com a autora Tatiane Mileide Danna – Espaço dos autores
16h – Lançamento de "Por detrás dos meus cílios" e bate-papo com a autora Keti Sarom Scott
18h – Sessão de autógrados do livro "Aquele que conta a história" e bate-papo com Claudionei Fernandes – Espaço dos autores
21h – Encerramento das atividades
16 de junho – Domingo
10h – Abertura dos estandes
10h e 15h- Mostra Nueva Mirada – Seleção de 9 curtas – Pequeno teatro
11h, 12h, 13h,14h, 15h, 16h, 17h – Sorteio de livros
18h – Encerramento oficial da sétima edição da Feira do Livro de Jaraguá do Sul
18h10min – Show de encerramento da 7ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul com Pablo Varela e banda
O show mostra canções do primeiro disco do compositor Pablo Varela, além de algumas novidades. O disco promove o encontro natural da música com a palavra, bebendo na música brasileira, mas fortemente influenciado por jazz, blues e rock. As canções são parcerias com compositores dos quatro cantos do país. O show já circulou por grandes eventos do estado, como o Panorama SESC e a Festa do Pinhão.
Maiores informações: www.feiradolivro.org