Os alunos da Escola de Governo e Cidadania da AMVALI assistiram na noite de ontem (27), a palestra "Desenvolvimento Territorial Sustentável", ministrada por Mikael Oliveira Linder, Mestre em Marketing Territorial pela Faculdade de Economia da Universidade Católica de Piacenza – Itália e com experiência em Projetos e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Territorial Sustentável.
Mikael falou da abordagem territorial do desenvolvimento no contexto de ressurgimento (década de 80) destacando: as intervenções setoriais insuficientes; estudos sobre Capital Social, Terceira Itália e Distritos Industriais Italianos; a necessidade de processos mais democrático nas tomadas de decisão dos gestores públicos (limites da tecnocracia); e a importância das regras locais (política e cultura).
A abordagem territorial do desenvolvimento coloca luz sobre o papel dos atores locais na busca de soluções originais no que diz respeito às opções de dinamização socioeconômica, à organização do trabalho produtivo e à gestão local dos recursos naturais. Integram, portanto, as dimensões social, econômica e ambiental, cultural e política, atribuindo aos atores locais o protagonismo do desenvolvimento.
Segundo Mikael a abordagem imprime novas características às intervenções para a promoção do desenvolvimento: descentralização administrativa (subsidiariedade); intersetorialidade e construção coletiva; organização de produtores; salienta o papel das organizações da sociedade civil; as possibilidades de formulação de consensos entre os atores; as regras para a destinação e controle de recursos públicos.
Outros conceitos e instrumentos abordados durante a palestra foram: território (território dado x território construído); recurso e ativo territorial; vantagem competitiva/diferenciadora; marketing territorial; planejamento territorial estratégico; ação coletiva; marcas coletivas, indicações geográficas; e economia criativa.
Com relação ao planejamento territorial estratégico, o palestrante discorreu que o planejamento auxilia a construir de modo consciente e compartilhado a trajetória de desenvolvimento da região, mudando ou reforçando características do seu tecido socioeconômico; e proporciona o reposicionamento da região diante dos desejos dos atores locais e das dinâmicas globais.
Exemplificou como ocorre o planejamento territorial estratégico na Espanha, Itália, França, Irlanda, Holanda e no País de Gales. De acordo com Mikael "o mais importante é internalizar uma lógica de planejamento e ação coletiva na cultura local. O desenvolvimento sustentável é um processo, não um fim".
Durante a palestra também foi realizada uma dinâmica onde os alunos tiveram que responder algumas questões, por exemplo, como desejam ver a região da AMVALI em 2020 e o que precisamos fazer para construir a região que desejamos.
Na próxima terça-feira, dia 03, a palestra será sobre "Mobilidade Urbana", ministrada por André Geraldo Soares, Mestre em Sociologia Política pela UFSC, professor e pesquisador, às 19 horas, na sede da AMVALI.