Comitiva da FTD de São Paulo apresenta Sistema Integrado Municipal
O Colegiado de Educação da AMVALI realizou reunião na manhã desta quinta-feira (5). O encontro foi conduzido pelo Secretário de Educação de Jaraguá do Sul, Élson Quil Cardozo, coordenador do colegiado. O primeiro assunto discutido foi referente a realização de Curso para Conselheiros Escolares, explanado pela representante do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – GAFCE, Sirley Schappo. O objetivo do curso é capacitar pais, professores, funcionários e alunos para a formação de Conselhos Escolares nas unidades de ensino municipal.
O público-alvo são pais, alunos dos anos finais, funcionários, professores e diretores. A carga horária é de 40 horas, sendo 12 presenciais e 28 em ambiente virtual de aprendizagem. Segundo Sirley, o curso é gratuito e em setembro acontecerá em Jaraguá do Sul. O intuito é oferecer o curso nos meses de outubro e novembro para os demais municípios da AMVALI. A meta é que cada escola inscreva quatro pessoas (um representante de cada segmento). O curso é promovido pelo MEC.
O segundo assunto foi apresentado pela Supervisora Comercial da FTD Sistema de Ensino do grupo Marista, Melina Santos e pelos consultores Holney Cesar Salvador e Ana Paula Xavier. A comitiva que veio de São Paulo realizou uma apresentação sobre o Sistema de Integrado Municipal – SIM, uma solução educacional que engloba material didático, formação de professores, assessoria pedagógica, recursos tecnológicos e avaliação educacional, além de um trabalho com oralidade da língua inglesa, e apoio efetivo na melhoria da qualidade da educação na rede e melhores resultados no IDEB.
Apresentaram materiais que podem ser utilizados na educação infantil e no ensino fundamental. Os materiais contêm exercícios e contemplam as disciplinas de português, matemática, história, geografia, ciências e inglês. O SIM é um novo sistema de ensino que tem como objetivo reunir todas as disciplinas da Educação Básica em apenas um material, facilitando assim o trabalho do docente. Os conteúdos são organizados em módulos para serem trabalhados durante o ano, permitindo que o professor assuma a autoria da aula e faça as inserções e propostas adequadas ao grupo com o qual trabalha.
Entre os objetivos do SIM, destacam-se: compreender melhor a língua com a qual nos comunicamos; identificar a matemática presente em diversas situações do nosso dia a dia; estudar os seres vivos e suas relações com o meio ambiente; conhecer como as pessoas viviam no passado e como elas lutaram para melhorar o mundo em que viviam; desenvolver habilidades para observar e analisar as diferentes maneiras com as quais o ser humano se relaciona com a natureza; e conhecer mais a respeito de si mesmo e sobre o mundo em que vivemos. Os membros do colegiado também receberam alguns materiais gratuitamente para análise.
A seguir, o Major Rogério Vonk, Subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul realizou apresentação sobre o projeto "Operação Escola Segura". O objetivo é proteger o direito ao estudo de toda criança e adolescente e tem parceria e o apoio do judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e escolas, da imprensa e da comunidade em geral. O Major Rogério Vonk, está coordenando a operação e o alinhamento com as demais entidades envolvidas no projeto.
O intuito da participação do Major Rogério Vonk na reunião foi explicar o projeto aos demais municípios da AMVALI. O projeto visa garantir mais segurança nos horários de entrada e saída de aula aos alunos, pais, professores e famílias que residem aos arredores das escolas de ensino estaduais, municipais e particulares.
Conforme o Major Rogério Vonk "a missão do Projeto Operação Escola Segura é proporcionar aos alunos a segurança necessária ao bom andamento do ano letivo, coibir a atuação de pessoas que tendem permanecer em frente das escolas atrapalhando as aulas e cometendo os mais diversos atos ilícitos, proteger crianças e adolescentes de situações de risco e criar na comunidade um clima de receptividade".
A operacionalização do projeto acontece através de guarnições de ronda escolar realizada nos horários de aula (entradas e saídas), dando especial atenção ao aglomero de pessoas nas proximidades destas escolas, que atentem contra a ordem pública. As guarnições realizam também abordagens pessoais e veiculares, visando coibir de forma sistemática, o tráfico e o consumo de substâncias entorpecentes, a prática de vandalismos, o consumo de bebidas alcoólicas e a evasão escolar. O major destaca que a atuação policial é realizada com característica de abordagem humanitária, ou seja, leva em conta a condição de crianças e adolescentes como pessoas em desenvolvimento, preservando-os de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O último assunto foi discorrido pelo coordenador do colegiado, Élson Quil Cardozo sobre proposta de Calendário Unificado. De com Élson "a Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul recebeu uma solicitação da rede de ensino particular sobre o Calendário Unificado. A solicitação foi encaminhada ao Conselho Municipal de Educação e dentro dos próximos dias será realizada uma reunião em Jaraguá do Sul para discutir o assunto. O objetivo é fazer um Calendário Unificado englobando os municípios da AMVALI e as redes de ensino municipal, estadual e particular".