A equipe técnica de geoprocessamento e engenharia da Associação de Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI realizou visita esta semana na Tifa Javali, como etapa da realização do estudo de traçado para futura execução de obra de engenharia rodoviária para adequação, melhoramentos e pavimentação da ligação existente entre a estrada municipal JGS 492, em Jaraguá do Sul e Benjamin Constant, em Massaranduba.
A visita técnica teve como objetivo apurar as condições atuais da via existente de ligação e identificar as possíveis adaptações de infraestrutura e mobilidade. Foram averiguados itens como: caixa de rolamento existente; obras de arte especial necessárias, como pontes e muros de contenção; a necessidade de supressão de vegetação; e obras de terraplenagem, entre outros parâmetros geológicos e de geotecnia.
Foi constatado que o traçado atual está em boas condições, porém é necessário limitar a velocidade diretriz da via devido a sinuosidade do traçado, que, dentro do possível, será mantido uma vez que a estrada já encontra-se consolidada.
Esta ligação é de suma importância para a fluidez dos deslocamentos rodoviários entre Jaraguá do Sul e Massaranduba, inclusive para o fluxo de veículos que deslocam-se procedentes de Pomerode e Blumenau no sentido BR 280.
Para o Presidente da AMVALI, Prefeito Dieter Janssen, "a região precisa planejar suas estradas para aliviar o trânsito que hoje é um problema em todas cidades e a AMVALI como associação regional tem toda condição de realizar estes estudos, que inclusive tem sido sugeridos por empresários da região".