A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou na noite de ontem (17) a palestra "Turismo como indutor do desenvolvimento", ministrada pelo Diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Jaraguá do Sul e administrador, Márcio Manoel da Silveira.
Segundo Márcio "o turismo compreende as atividades das pessoas que viajam e permanecem fora do seu ambiente habitual, por não mais de um ano consecutivo, por motivos de lazer, negócios e outros não relacionados com uma atividade remunerada no local visitado. Já a Conta Satélite do Turismo é a medição de um conjunto de produtos e serviços adquiridos pelos visitantes de forma a apurar a dimensão desta importante atividade econômica. O setor de turismo, por exemplo, envolve um conjunto de atividades, como transporte, meios de hospedagem e serviços de alimentação, entre outras".
A Conta Satélite do Turismo é um instrumento estatístico elaborado para medir o consumo desses bens e serviços, numa determinada economia, usa definições e classificações internacionais, permitindo comparações fidedignas com outros setores da economia, entre um país e outro e também entre grupos de países.
A Organização Mundial do Turismo – OMT classifica os produtos do turismo como: produtos característicos do turismo; produtos conexos ao turismo; e produtos específicos do turismo. Os produtos característicos do turismo, na maioria dos países, são aqueles que deixariam de existir em quantidade significativa ou para os quais o nível de consumo seria sensivelmente diminuído em caso de ausência de visitantes. Um exemplo de produto característico é o transporte aéreo de passageiros.
Márcio explicou que já os produtos conexos ao turismo são uma categoria residual. Ela inclui produtos que, apesar de identificados como específicos do turismo em um país, não são considerados assim em todos. O transporte ferroviário urbano de passageiros é um exemplo de um produto conexo ao turismo.
Outro tópico abordado foi referente ao valor adicionado que é o valor que a atividade agrega aos bens e serviços consumidos no seu processo produtivo. É a contribuição ao produto interno bruto pelas diversas atividades econômicas, obtida pela diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário absorvido por essas atividades.
O palestrante explicou também os conceitos de Pólo de Atração Turística, Atrativo Turístico e Complexo Turístico. O Pólo de Atração Turística é o local que possui condições geográficas, culturais, e infraestruturas adequadas ao desenvolvimento de atividades associadas ao turismo. Já se define Atrativo Turístico como elemento ou evento natural ou artificial que suscita o interesse de turistas. O Complexo Turístico é o conjunto turístico que dispõe de unidades de alojamento e de zonas comuns fora do edifício principal, inserindo-se numa área envolvente delimitada e com espaços verdes, destinados a serem utilizados pelos turistas.
Márcio disse que "de 2003 a 2009, o setor turístico cresceu 32,4%, enquanto a economia brasileira apresentou expansão de 24,6%. No período de 1975 a 2000, o turismo cresceu a um ritmo médio de 4,4% anual, enquanto o crescimento econômico mundial médio, medido pelo PIB, foi de 3,5% ao ano. Enquanto as chegadas internacionais em todo o mundo tiveram um crescimento da ordem de 56,5%, no período de 1995 a 2006, no Brasil esses números cresceram da ordem de 150%. Esse é um forte indicador das perspectivas de crescimento para destinos novos, antecipando que a competição entre regiões para atrair visitantes se intensificará nos próximos anos com o objetivo de criação de empregos e de desenvolvimento econômico sustentável e responsável".
De acordo com as análises da Organização Mundial do Turismo, calcula-se ser o turismo interno dez vezes maior que o volume de turismo internacional. Conforme a pesquisa sobre o mercado doméstico, esse índice é bem maior para o Brasil, o que aponta para uma perspectiva de consolidação da atividade no País, oportunizando a melhoria da qualidade dos serviços prestados e contribuindo para o desenvolvimento equilibrado do conjunto da economia.
Outro assunto discutido foi sobre o Plano Nacional de Turismo que é um instrumento de planejamento e gestão que coloca o turismo como indutor do desenvolvimento e da geração de emprego e renda no País. O plano é fruto do consenso de todos os segmentos turísticos envolvidos no objetivo comum de transformar a atividade em um importante mecanismo de melhoria do Brasil e fazer do turismo um importante indutor da inclusão social.
Uma inclusão que pode ser alcançada por duas vias: a da produção, por meio da criação de novos postos de trabalho, ocupação e renda; e a do consumo, com a absorção de novos turistas no mercado interno.
Dentro os objetivos do Plano Nacional de Turismo estão: desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando nossas diversidades regionais, culturais e naturais; promover o turismo com um fator de inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda e pela inclusão da atividade na pauta de consumo de todos os brasileiros; e fomentar a competitividade do produto turístico brasileiro nos mercados nacional e internacional e atrair divisas para o País.
Na próxima terça-feira, dia 24, a palestra será sobre "Políticas Públicas de Segurança", ministrada pelo Major Jofrey Santos da Silva, às 19 horas, na sede da AMVALI.