You are currently viewing Comitiva de São Paulo visitou a AMVALI

Comitiva de São Paulo visitou a AMVALI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu recebeu na sexta-feira (4), a visita de uma comitiva vinda de São Paulo que veio conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pela entidade. O encontro foi articulado pelo Presidente da FUJAMA e Supervisor do PIGIRS, Leocádio Neves e Silva.

Estiveram presentes o Superintendente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Ribeira (CODIVAR) – Wilber Rossini, o Diretor do Departamento de Meio Ambiente de Jacupiranga – Rodrigo J. S. Aguiar, o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Cajati – Jairo Adilson de Oliveira e representando a AMVALI a Secretária Executiva – Juliana P. H. Demarchi, além de Leocádio Neves e Silva e membros da equipe técnica da AMVALI – Caroline Coelho (Analista de Projetos e Geoprocessamento) e Mateus Silvestrin (Assessor de Movimento Econômico).

Leocádio falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela AMVALI desde sua criação em 1.979, o papel e um pouco da história da associação. Também explicou sobre o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS que a AMVALI vem desenvolvendo em parceria com a EGEM.

Lembrando que o plano é um documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos urbanos e do serviço de limpeza pública, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta (convencional e seletiva), armazenamento, transporte, transbordo, tratamento e disposição final, bem como a proteção a saúde pública e da qualidade ambiental.

Outro projeto apresentado foi o SIG AMVALI que iniciou em março de 2011 e tem por objetivo a obtenção de dados e parâmetros que possibilitem a criação de um sistema integrado de informações georreferenciadas, visando à integração no planejamento e no atendimento das premissas de sustentabilidade social e econômica do Vale do Itapocu.

Segundo Leocádio "a revisão do SIG AMVALI, que deixou de ser exclusivamente voltado para a área do saneamento, para se tornar um mecanismo de gestão pública consorciada está agora dependendo da tramitação do Projeto de Lei do Protocolo de Intenções de outros três municípios para que possa ser operacionalizado".

Outro assunto foi apresentado por Mateus Silvestrin que falou sobre o Programa de Fiscalização Tributária "Com Nota Fiscal, Vai Legal" desenvolvido pela AMVALI em parceria com a FECAM e a Secretaria de Estado da Fazenda – SEF/SC.

Maiores Informações: Leocádio Neves e Silva (47) 9646-0002.