A AMVALI realizou reunião do conselho deliberativo nesta quarta-feira (30), que foi convocada pelo presidente, Dieter Janssen, prefeito de Jaraguá do Sul. Estiveram presentes os demais prefeitos dos municípios da microrregião Claudemir Matias Francisco (Barra Velha), Luiz Carlos Tamanini (Corupá), Lauro Fröhlich (Guaramirim), Mário Fernando Reinke (Massaranduba) e Rovâni Delmônego (São João do Itaperiú) e Osvaldo Jurck (Schroeder). O objetivo foi discutir sobre alguns projetos que estão sendo realizados pela AMVALI.
O primeiro assunto foi explanado pelo presidente da Fujama e supervisor do PIGIRS, Leocádio Neves e Silva sobre as apresentações das sete empresas que foram realizadas na terça-feira (29), referente ao Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS.
Leocádio lembrou que o plano é composto essencialmente do diagnóstico, prognóstico e planejamento dos componentes que integram a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, em sua geração, segregação, coleta, acondicionamento, transporte e forma de tratamento e disposição final, com o intuito de preservar o meio ambiente e assegurar a qualidade da saúde pública.
Segundo Leocádio, "após as apresentações, os dados e informações entregues à AMVALI serão analisados no sentido de estabelecer um ranking das tecnologias, avaliando os principais aspectos envolvidos em cada tecnologia, a fim de subsidiar os prefeitos na futuras tomadas de decisão no que se refere ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos nos municípios. A meta do trabalho será buscar alinhar as alternativas, permitindo que, havendo consenso entre os prefeitos, se alcance uma solução conjunta para todos os municípios, de forma consorciada".
Outro assunto explanado por Leocádio foi referente ao Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu – CIGAMVALI que tem o intuito de desenvolver e ofertar ganho de escala, principalmente ao que se refere ao aperfeiçoamento da gestão administrativa pública e à transparência na relação entre poder público e sociedade civil e a racionalização de recursos públicos através da possibilidade de compras conjuntas pelas prefeituras e ações consorciadas em diversas áreas, destacando-se o saneamento básico, gestão e licenciamento ambiental e angariação de recursos via emendas de banca para a microrregião da AMVALI.
O ingresso do município no consórcio está atrelado à aprovação legal, por meio da ratificação ao Protocolo de Intenções do CIGAMVALI na íntegra pelos sete municípios. Para tanto, o município deve enviar projeto de lei à Câmara de Vereadores, acompanhado do texto do Protocolo de Intenções. Atualmente, três municípios já integram o consórcio Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder. O objetivo é sensibilizar os demais municípios a integrarem o consórcio.
A seguir o consultor de defesa civil da AMVALI, Paulo de Almeida falou aos prefeitos sobre o andamento do Plano Regional de Prevenção de Cheias do Vale do Itapocu que é uma iniciativa da AMVALI e está sendo elaborado pela entidade através do Colegiado de Defesa Civil com o apoio do Comitê Itapocu através da Câmara Técnica Prevenção de Riscos Hidrológicos. O plano de prevenção tem previsão de término para em novembro, ocasião em que haverá apresentação pública dos resultados.
O gerente de projetos da Prefeitura de Jaraguá do Sul e membro do Colegiado de Captação de Recursos da AMVALI, Antônio Carlos da Luz esteve presente na reunião justamente para falar sobre a importância do plano de prevenção de cheias e sobre a possibilidade de inscrever o plano/projeto para captação de recursos federais. O projeto está orçado em mais de R$ 90 milhões.
Maiores Informações: Presidente Dieter Janssen e Leocádio Neves e Silva (47) 8856-8838 ou 3273-8008.