You are currently viewing Câmara Técnica de Saúde Mental planeja atividades para 2014

Câmara Técnica de Saúde Mental planeja atividades para 2014

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Câmara Técnica de Saúde Mental do Colegiado de Saúde da AMVALI realizou mais uma reunião na manhã desta quarta-feira (20), coordenada por Denise Thum. O primeiro assunto discutido foi referente à Política Nacional de Humanização – PNH. Denise informou aos membros da câmara técnica sobre sua participação em reunião do Colegiado de Saúde da AMVALI, no dia 7 de novembro, onde explanou sobre a importância da PNH.

Denise solicitou aos secretários de saúde apoio para realização de ações referentes a PNH e explicou que está política reconhece que há um SUS que dá certo, mas que existem desafios e problemas e que é necessário superá-los. É necessário dar visibilidade ao SUS que dá certo. Anunciá-lo como afirmação do horizonte utópico de que é possível produzir mudanças nas práticas de gestão e de atenção – movimento ativo de produção de reencantamento dos trabalhadores e da sociedade em geral pelo SUS, pela política pública solidária, inclusiva e de qualidade.

A seguir foi definido pela câmara técnica convidar o consultor do Ministério da Saúde, Carlos Garcia Junior (responsável pela PNH em SC) para participar das reuniões em 2014 da câmara técnica para auxiliar a estruturar a PNH e os grupos de trabalho nos municípios.

Após foram repassadas informações sobre o Edital de Chamamento para Formação e Troca de Experiências (Chamada para Seleção de Projetos de Percursos Formativos na RAPS: Intercâmbio entre Experiências e Supervisão Clínico-Institucional), lançado pelo Ministério da Saúde referente a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, cujo prazo de inscrição encerra no dia 28 de novembro.

Conforme o edital o objeto é a realização de 15 (quinze) módulos de capacitação com foco na troca de experiência entre redes de atenção psicossocial preceptoras e redes de atenção psicossocial em formação. Cada 01 (um) dos módulos será composto por uma rede preceptora e 05 (cinco) redes em formação, 01 (uma) em cada região geográfica do país.

Já os objetivos são: (1) estruturar ação de intercâmbio para profissionais (incluindo os de nível médio) da RAPS como proposta de troca de experiência e ampliação das possibilidades de intervenção do profissional a partir da convivência com outras realidades e realização de oficinas de atualização, focando seis linhas de ação (Atenção à crise e urgência em saúde mental; Saúde Mental Infantojuvenil; Saúde Mental na Atenção Básica; Demandas associadas ao consumo de álcool e outras drogas; Desinstitucionalização; e Reabilitação Psicossocial); (2) estruturar ação de supervisão clínico-institucional em todas as redes participantes do projeto.

Durante a reunião foram discutidas outras ações que a câmara técnica está planejando para o próximo ano como: continuar investindo na formação e capacitação da RAPS; organizar eventos nas datas alusivas – Dia da Luta Antimanicomial (18/5) e Dia Mundial da Saúde Mental (10/10); continuar estimulando a implantação de serviços conforme planejado na RAPS; e retomar e estimular a participação de todos integrantes da câmara técnica. A próxima reunião da Câmara Técnica de Saúde Mental já foi agendada para o dia 18 de fevereiro, às 8h30min, na sede da AMVALI.

Maiores Informações: Denise Thum (47) 8868-5190.