A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI realizou na tarde desta segunda-feira (24), a 119ª Assembleia Geral Ordinária que foi conduzida pelo presidente Lauro Fröhlich, prefeito de Guaramirim. Estiveram presentes os demais prefeitos dos sete municípios de abrangência da AMVALI, Claudemir Matias Francisco (Barra Velha), Luiz Carlos Tamanini (Corupá), Dieter Janssen (Jaraguá do Sul), Mário Fernando Reinke (Massaranduba), Rovâni Delmônego (São João do Itaperiú) e Moacir Zamboni (prefeito em exercício de Schroeder). Estiveram presentes também o presidente da AVEVI – Alceu Gilmar Moretti, o secretário de Desenvolvimento Regional em exercício da SDR de Jaraguá do Sul – Lorival Demathe, o superintendente da Caixa Econômica Federal – Wilson Zarpelon e demais autoridades.
EDUCAÇÃO
O primeiro assunto da assembleia foi sobre as ações que estão sendo realizadas pelo Colegiado de Educação da AMVALI apresentada pelo coordenador Élson Quil Cardozo, secretário de educação de Jaraguá do Sul. Élson explanou sobre ações realizadas em 2013 e que serão realizadas em 2014. Destacou sobre a importância dos conselhos escolares e sobre o PAR.
CIGAMVALI
A seguir foi realizada a eleição e posse da diretoria do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu – CIGAMVALI, conduzida pelo assessor jurídico, Marcos Fey Prosbt. Foram eleitos como presidente Lauro Fröhlich, como vice-presidente Rovâni Delmônego, como diretor secretário Osvaldo Jurck, como presidente do conselho fiscal Luiz Carlos Tamanini e os conselheiros fiscais Claudemir Matias Francisco e Dieter Janssen e como coordenadora técnica-administrativa – Juliana Pereira Horongoso Demarchi. A diretoria terá o mandato de um ano.
Atualmente, os sete municípios da AMVALI integram o consórcio que tem por objetivo desenvolver e ofertar ganho de escala, principalmente ao que se refere ao aperfeiçoamento da gestão administrativa pública e à transparência na relação entre poder público e sociedade civil e a racionalização de recursos públicos através da possibilidade de compras conjuntas pelas prefeituras e ações consorciadas em diversas áreas, destacando-se o saneamento básico, gestão e licenciamento ambiental e angariação de recursos via emendas de banca para a microrregião da AMVALI.
Marcos falou sobre as metas do consórcio e que através do consórcio é possível realizar a busca de recursos públicos para realização de objetivos comuns dos municípios da AMVALI. "O consórcio é uma ferramenta que serve para auxiliar os municípios", disse.
ESCRITÓRIO DE PROJETOS
Na sequência, Marli Burato, da FECAM explanou sobre o "Escritório de Projetos" criado pela federação, que é um novo serviço oferecido aos municípios que auxilia na elaboração de projetos para captação de recursos. O escritório será uma estrutura de apoio para as prefeituras e prestará suporte especializado.
Foi assinado então, um contrato entre a AMVALI e a FECAM que utilizará os serviços prestados pelo Escritório de Projetos. O custo será de R$ 3mil por mês que será custeado pela AMVALI e envolverá os sete municípios.
Segundo Marli o presente termo de cooperação técnica e financeira tem por objeto disponibilizar através do Escritório de Projetos da FECAM, apoio e suporte especializado para a formação de multiplicador de conhecimento para atuar nas políticas públicas instituídas pelas esferas do governo na Associação de Municípios.
OUTROS ASSUNTOS
Estiveram presentes o superintendente da Caixa Econômica Federal, Wilson Zarpelon, o gerente regional da região norte da CEF – Celso Strober e o gerente executivo de rede da CEF – Nestor Poutz que falaram sobre projetos e a Ordem Bancária de Transferência Voluntária – OBTV´S.
Outro assunto discutido foi referente a decreto sobre a realização de feiras itinerantes abordado pelo presidente Lauro Fröhlich e por Regiane Rodrigues, da ACIJS. O intuito foi explanar sobre o decreto que não proíbe a realização de feiras itinerantes, apenas pede igualdade de tratamento. A ideia é que todos os municípios venham a aderir a este decreto.
Durante a assembleia os prefeitos também definir a realização da 6ª edição dos Jogos de Integração da AMVALI que será realizado nos dias 30 e 31 de maio, em Barra Velha. O presidente também repassou informações debatidas durante o Congresso Catarinense de Municípios que ocorreu neste mês em Florianópolis.
Outra informação é que está pré-agendado que uma comitiva formada pelos prefeitos da AMVALI participará de encontro em Brasília no dia 18 de março, para discutir diversos assuntos de interessa da nossa região.
Maiores Informações: Lauro Fröhlich (47) 3373-0247.