A AMVALI realizou ontem (26), a terceira reunião técnica com a equipe da PUCPR referente ao "Plano de Macrodiretrizes Urbanísticas e de Inovação". O plano engloba os sete municípios da microrregião e visa o estudo de macrodiretrizes urbanísticas e macrozoneamento regional, com vistas ao planejamento físico-territorial, necessário para suportar a expansão da base econômica e populacional ao longo dos principais eixos de desenvolvimento da região, notadamente, BR 280 – BR 101 – contorno ferroviário – ferrovia litorânea – aeroporto regional industrial, bem como estudos de traçados de novas ligações viárias e intermodais na região nordeste catarinense.
Estiveram presentes na reunião o professor da PUCPR – Luiz Márcio Spinosa, a secretária executiva da AMVALI – Juliana Pereira Horongoso Demarchi, a analista de projetos e geoprocessamento – Caroline Coelho, a analista de geoprocessamento – Karine Rosilene Holler e demais técnicos (engenheiros e arquitetos) que atuam na área de planejamento nas prefeituras municipais.
Atualmente, está sendo realizado o trabalho de levantamento de informações no que diz respeito à inserção regional municipal, ambiente físico, condições socioeconomicas do território urbano e rural, infraestrutura e serviços públicos urbanos e rurais, infraestrutura social urbana e rural e condições intitucionais de cada município que compõe a AMVALI.
Tais dados irão subsidiar, juntamente com a vocação natural de cada município, as diretrizes de crecimento sustentável da região através das propostas de desenvolvimento considerando os aspectos inerentes ao ambiente de inovação a ser incorporado ao processo de gestão dos municípios.
Ressaltando que o plano que está sendo realizado foi firmado através de convênio assinado no dia 30 de setembro de 2013, entre a AMVALI e o Grupo Marista (mantenedor da PUCPR). A estimativa é que o plano seja concluído em cerca de 10 meses.