O Conselho Executivo da FECAM – Federação Catarinense de Municípios, eleito e empossado em 11 de fevereiro, durante o XII Congresso Catarinense de Municípios, realizou nesta quinta-feira (06), na sede da entidade, a primeira reunião com os novos integrantes da Gestão 2014. O encontro foi coordenado pelo novo presidente, o prefeito de Taió, Hugo Lembeck. Também estavam presentes o 1º vice-presidente José Claudio Caramori, prefeito de Chapecó (AMOSC); o 3º vice-presidente Leonel José Martins, prefeito de Balneário Piçarras (AMFRI); e o 1º secretário Luiz Carlos Xavier, prefeito de Otacílio Costa (AMURES)
Entre os assuntos que foram tratados destaca-se a mobilização promovida pela Confederação Nacional de Municípios, no dia 25 de março em Brasília, a paralisação nas capitais, marcada para 11 de abril, a XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, prevista para os dias 12, 13, 14 e 15 de maio e a apresentação do Plano de Trabalho da FECAM/ 2014.
Os municípios continuam arrecadando menos do que deveriam e os recursos que poderiam ajudar não chegam. Essa é a principal queixa dos prefeitos e que será a principal bandeira das mobilizações.
Para o presidente da FECAM, a reunião de hoje serviu para traçar metas e uma linha de trabalho. "A FECAM tem como bandeira principal manter a mobilização, a organização dos municípios", disse. Lembeck, juntamente com Caramori e demais prefeitos catarinenses estarão no dia 25 de março em Brasília. "Precisamos chamar a atenção para a necessidade de uma reforma tributária, em que os municípios não tenham somente o repasse de responsabilidades, mas tenham maior participação no bolo tributário. É preciso discutir com a CNM, Congresso Nacional, governo federal, são ações que pretendemos estar trabalhando durante esse exercício".
Conforme ele, a partir do encontro nacional dos prefeitos no próximo dia 25, a FECAM vai propor sua linha de ação para os municípios de Santa Catarina em relação a mobilização do dia 11 de abril. "Talvez não precisa fazer a paralisação nas prefeituras, mas uma mobilização, divulgação das dificuldades dos municípios para a população. Sabemos da limitação financeira dos municípios e precisamos brigar por mais recursos. As coisas acontecem efetivamente nos municípios e por isso que o caixa municipal tem que ser reforçado".
A reunião contou também com a participação dos funcionários da FECAM e foi uma oportunidade do Conselho Executivo estar avaliando, conhecendo a estrutura da federação e aquilo que a entidade tem de ferramentas para disponibilizar aos municípios no auxílio, nas mais diversas áreas.
"Muitas vezes os prefeitos ou os secretários municipais não conhecem tudo o que a FECAM pode oferecer. Nossa intenção é justamente estarmos fazendo a avaliação, conhecendo e poder estar oportunizando aos municípios a aproveitar a estrutura da FECAM".
Ações e Agenda
A campanha "Viva o seu Município", da Confederação Nacional de Municípios, contará com várias iniciativas ao longo dos próximos meses.
25 de março – Mobilização em Brasília
Nesta data, os gestores municipais se reunirão na capital federal para discutir as pautas municipalistas e se organizar para os eventos seguintes.
11 de abril – Paralisação nas capitais
Este é um dia para lutar pelo seu Município. As prefeituras fecharão as suas portas em sinal de protesto à atual situação de crise dos Municípios brasileiros. Participe das mobilizações e ajude a somar esforços nessa luta.
12, 13, 14 e 15 de maio – XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Prefeitos de todo o Brasil se reunirão na capital federal para o maior evento municipalista do país. A Marcha é a soma da voz dos gestores municipais para reivindicar ao governo federal as pautas municipalistas.
Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
http://www.fecam.org.br/