A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu juntamente com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Barra Velha através do Serviço de Inspeção Municipal realizou o treinamento "Boas Práticas de Fabricação", na última quinta-feira (20), no Complexo Social de Barra Velha.
O curso foi realizado em duas turmas, sendo uma no período matutino e a outra no período vespertino. De acordo com a analista de Desenvolvimento Territorial da AMVALI, Shana Kimi Farias Yamaguchi que ministrou o treinamento, o curso teve como objetivos: instruir manipuladores de alimentos das necessidades da higiene pessoal, dos equipamentos e do ambiente de trabalho; atingir qualidade do produto; satisfação do consumidor; explanar algumas doenças transmitidas por alimentos; transmitir algumas normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) que servem para eliminar os perigos e evitar a contaminação cruzada; e cuidados no recebimento da matéria-prima.
Durante o treinamento, Shana explicou que são manipuladores de alimentos todas as pessoas que produzem, colhem, transportam, recebem, preparam e distribuem os alimentos. As Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de medidas para garantir segurança sanitária do manipulador e consumidor, e qualidade do produto. Deve-se evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
Foram abordados também os perigos físicos, químicos e biológicos dos alimentos que podem causar algum mal a saúde do manipulador, cliente e consumidor. Foram citados os 10 alimentos que contem mais agrotóxicos que são: o pimentão (80%), a uva (56,4%), o pepino (54,8%), o morango (50,8%), a couve (44,2%), o abacaxi (44,1%), mamão (38,8%), a alface (38,4%), o tomate (32,6%) e a beterraba (32%).
Outros tópicos abordados foram: a infecção alimentar versus a intoxicação alimentar; a contaminação cruzada; dicas de higiene pessoal; dicas importantes para o manipulador de alimentos; dicas de como lavar corretamente as mãos, antebraços e/ou luvas; quando higienizar as mãos; como lavar corretamente as botas; e o recebimento de matérias-primas.
Maiores Informações: Shana (47) 3370-7933 ou (47) 9248-0312.