Os delegados eleitos na 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da AMVALI e da AMUNESC que aconteceu no dia 15 de março, em Joinville juntamente com membros da equipe técnica da AMVALI (Caroline Coelho e Karine Rosilene Holler) participaram da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil que ocorreu entre 26 e 27 de março, em Lages/SC.
O tema foi "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional" e o objetivo da conferência foi incentivar e colocar em discussão a questão da proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional, além da colaboração de toda sociedade e poderes em medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução de riscos e desastres.
Durante o evento foram realizados trabalhos em quatro eixos temáticos definidos pelo Ministério da Integração Nacional que são: (1) Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; (2) Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; (3) Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e (4) Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.
A conferência estadual contou com a presença de mais de 500 participantes, onde foram eleitos 50 delegados que irão representar o Estado na Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil que está prevista para os dias 27 a 30 de maio, em Brasília.
Conforme o secretário da Defesa Civil, Milton Hobus "a conferência foi um marco para Santa Catarina, uma grande mobilização na organização da base da sociedade. O nosso Estado está em uma rota de fenômenos climáticos adversos, por isso, este encontro, o repasse e a troca de informações e investimentos do Governo do Estado contribuem muito no desenvolvimento do sistema de proteção dos cidadãos catarinenses".
Segundo a analista de Geoprocessamento da AMVALI e engenheira florestal, Karine Holler "após as 25 conferências municipais e intermunicipais realizadas no Estado foram elencadas as principais propostas que foram apresentadas e votadas durante a conferência estadual, resultando em 10 princípios e 30 diretrizes que serão enviadas à conferência nacional. Durante a conferência estadual elegeu-se delegados da região da AMVALI que representarão o Estado na Conferência Nacional: Perivaldo de Souza (de Jaraguá do Sul representando o poder público); e representando a sociedade civil Joselito Schiochet (de Jaraguá do Sul), Marcos Andreas Junghans e Sérgio Luis Kassner (ambos de Barra Velha); e Liziane Tamara Téo (de Barra Velha representando a comunidade científica). Já da região da AMUNESC (todos de Joinville) foram eleitos: Maiko Alexander Bindemann Richter (representando o poder público); e representando a sociedade civil Jaekel Antônio de Souza e Marcus Vinicius de Souza Nogueira".
Maiores Informações:
– Karine Holler (47) 3370-7933.
– Antonio Edival Pereira (Coordenador Regional de Defesa Civil) (47) 3461-1223 ou (47) 9150-2796 – E-mail: jve@sdc.sc.gov.br.
Texto: Assessoria de Comunicação da AMVALI com informações da Secretaria de Estado de Comunicação.