Todas as equipes que hoje compõem o quadro funcional da Secretaria da Assistência Social, Criança e Adolescente (Semascri) da Prefeitura de Jaraguá do Sul se reuniram durante esta segunda-feira no Dia de Capacitação no auditório das Faculdades Anhanguera, na Vila Lalau. A abertura contou ainda com as presenças do prefeito Dieter Janssen e da secretária da Assistência Social da PMJS, Emanuela Christian Wolff. Representando a AMVALI esteve presente a secretária executiva, Juliana Pereira Horongoso Demarchi.
Segundo os organizadores do evento, o objetivo foi fazer uma atualização sobre as novas políticas instituídas pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas). Para que a grande maioria dos profissionais da pasta pudessem participar da capacitação não houve expediente externo nas repartições da Semascri. Apenas serviços como abrigo provisório e o resgate funcionaram normalmente durante o evento
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Suas é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Em dezembro de 2013, 99,8% dos municípios brasileiros já estavam habilitados em um dos níveis de gestão do Suas. Do mesmo modo, todos os Estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua adequação aos modelos de gestão e cofinanciamento propostos, assinaram pactos de aperfeiçoamento do Sistema.
A palestra do encontro foi conduzida pela assistente social da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Janice Merigo. Ela fez um breve histórico da evolução da Assistência Social no Brasil antes e depois da promulgação da Constituição Federal de 1988 até a recente consolidação do próprio Suas. A secretária Emanuela enfatizou a importância da iniciativa. "Foi a primeira vez que uma parada assim foi feita para que pudéssemos analisar o novo reordenamento do Suas e como isto irá se refletir no trabalho que desenvolvemos hoje em nossa cidade", destacou a titular da Semascri.
Um dos reflexos imediatos deste reordenamento é a mudança da nomenclatura e da forma de atuação de alguns programas da área social em Jaraguá do Sul. "Um exemplo disso, é o Programa Espaço Mulher, antes chamado de Programa Clube de Mães, que agora atende, além dos próprios clubes de mães, o público feminino de uma forma geral, a partir dos 18 anos· Da mesma forma, o Centro de Referência do Idoso que passou a se chamar Centro de Convivência e que hoje trabalha não só com a Terceira Idade, mas junto às famílias destas pessoas, estabelecendo e fortalecendo os vínculos", explicou.
Outra alteração será na própria denominação da Semascri que em breve deverá ser chamada de Secretaria da Assistência Social, sem os termos "Criança e Adolescente", A alteração deve ser oficializada após a aprovação da Reforma Administrativa. "De acordo com o Suas, a atuação da Assistência Social abrange todos os públicos sejam eles jovens, idosos, mulheres, crianças ou famílias", reiterou a secretária.
Fonte: Emanuela Chritian Wolff, secretária da Assistencia Social da PMJS – 2106-8101
Emerson Gonçalves de Almeida
Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
www.jaraguadosul.sc.gov.br