Iniciou na quarta-feira (04/06) o Programa "São João Recicla", destinado à coleta seletiva de materiais reciclados no município. O projeto está sendo implantado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O programa cumpre o que determina a Lei 12.305/2010, que obriga os municípios a se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Lei estabelece que até agosto deste ano todas as cidades devem dar destino correto para os resíduos sólidos, destinando para os aterros apenas o que for rejeito.
Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Zaleski de Matos, o projeto atende a três pontos: econômico, ambiental e social. Isso porque o maior volume de lixo significa mais gastos para a Prefeitura, que terceiriza a coleta de lixo e paga pela quantidade coletada. Assim, quanto menos lixo, menos custos, além da menor necessidade de espaço nos aterros sanitários e menor impacto no esgotamento dos recursos naturais.
As coletas acontecerão todas as quartas e quintas, de acordo com o seguinte cronograma: quarta-feira à tarde, nas comunidades da Divisa, Centro, Mantiqueira, Toca, Morro das Canoas, Morro dos Quintinos e Morro dos Monos. Quinta-feira pela manhã em Santa Cruz, Lagoinha, Santo Antônio, Santa Luzia e Porto do Itaperiú. Todas as residências já receberam material informativo e um saco de lixo de 100 litros, em um trabalho de divulgação do engenheiro e das agentes comunitárias de saúde em todas as escolas e comunidades.
Marcos pede para que todos fechem bem os sacos, mantenham em locais elevados e procurem fazer a separação corretamente. Os sacos plásticos serão repostos a cada coleta.
Orientações:
-
Materiais recicláveis: plástico, papel, metal e vidro.
-
Materiais não-recicláveis: Lixo do banheiro, fraldas descartáveis, materiais engordurados e outros rejeitos.
-
Os materiais recicláveis deverão estar limpos e secos.
-
Destine restos de comida para os animais ou transforme em adubo. Caso não seja possível, jogue no lixo não-reciclável.
-
Materiais cortantes, pontiagudos e vidros deverão ser devidamente embalados para evitar lesões aos recolhedores.
Mais informações: Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – Engenheiro agrônomo Marcos Zaleski de Matos – Telefone 3458-0669/e-mail: meioambiente@pmsji.sc.gov.br