A chuva que atingiu Santa Catarina neste final de semana deixou 24 cidades prejudicadas, 670 desabrigados e pelo menos 16 mil pessoas desalojadas. A contabilização é da Defesa Civil até às 2h de segunda-feira. As regiões mais afetadas são a do Vale do Itapocu e Planalto Norte. Até o início da manhã, oito municípios decretaram situação de emergência: Canoinhas, Corupá, Mafra, Rio dos Cedros, Timbó, Três Barras, Vitor Meireles e Jaraguá do Sul, e dois encaminharam decretos de calamidade pública: Rio Negrinho e Guaramirim.
A Federação Catarinense de Municípios se solidariza com as cidades afetadas. Na segunda-feira pela manhã (09), o presidente da FECAM, Hugo Lembeck, disse que espera que os governos federal e estadual sejam sensíveis a essa dramática situação no Estado e atendam de imediato os municípios atingidos. "Esperamos que os recursos sejam repassados com urgência para que os municípios sejam recuperados e a população atingida possa ser atendidas em todas as suas necessidades".
Confira a situação das cidades, conforme a Defesa Civil do Estado:
Guaramirim – Apesar das águas do rio Itapocu já terem baixado três metros desde domingo. Conforme o major da Polícia Militar Ambiental de Joinville, Fábio Henrique Machado, equipes da Defesa Civil vão reavaliar o bloqueio de três pontes do município na segunda: entre elas, a ponte que liga o município a Massaranduba e a ponte do portal, na divisa com Jaraguá do Sul. Guaramirim tem 310 pessoas desabrigadas no quatro alojamentos montados no município. No fim de semana, 400 pessoas precisaram de atendimento dos bombeiros, Defesa Civil e PM por conta das chuvas.
Jaraguá do Sul – O rio Itapocu baixou 3,5 metros de domingo para segunda-feira. O pico, de acordo com a Defesa Civil, chegou a 6,40 metros. O diretor de resposta da Defesa Civil, Maicon Leandro da Costa, alerta que o maior risco a partir de agora é o deslizamento. Segundo ele, os moradores devem ficar atentos as movimentações de árvores, inclinações de postes e rachaduras no solo. No fim de semana foram registradas cerca de 30 ocorrências de deslizamentos na cidade. O centro já está normalizado.
Corupá – Em Corupá o rio também está baixando, a Defesa Civil alerta que a cabeceira da ponte do Centro foi comprometida e o local permanece interditado desde a manhã de domingo. As áreas mais afetadas são o Rio Novo e Osvaldo Amaral. Equipes da Secretaria de Obras do município vão percorrer a cidade a partir das 7 horas de segunda para remover barreiras que comprometem, especialmente, o acesso da cidade a área rural e desobstruir bueiros.
Mafra – O nível do Rio Negro está com 11,21 metros na manhã de segunda-feira. Bairros como Vila Ferroviária, Vila Argentina, Vila Solidariedade, Vila Ivete, Vila LBA são os mais afetados. Segundo a Defesa Civil, o rio está estabilizado, mas as águas estão represando no Centro da cidade.
Rio Negrinho – O nível do rio está em 9,50 metros desde à meia-noite e, conforme a Defesa Civil, está estabilizado no início da manhã de segunda-feira. O Centro está alagado assim como os bairros Vila Nova, Pinheirinho, Cruzeiro, São Rafael, Serra Marte, Serrinha estão inundados e sem abastecimento de água. Segundo a Defesa Civil, há 15 famílias nos três abrigos montados no município.
Canoinhas – O rio está em 6,50 metros, subiu 20 centímetros desde á meia-noite. Na cidade, de acordo com a Defesa Civil, os bairros mais afetados são o Campo da água Verde e Água Verde. O centro tem uma rua alagada na manhã desta segunda.
Confira também a situação das estradas federais:
Algumas estradas ainda estão com pontos de interdição na segunda-feira, lembrando que, como o tempo começa a melhorar aos poucos, a tendência é que a situação no trânsito também seja normalizada na maioria das regiões.
BR-280 – Km 93 até km 297, da Serra do Corupá até Porto União
Rodovia interditada devido a quedas de barreiras, alagamentos e afundamentos de pista. Até as 10h não havia previsão de liberação.
BR-116 – Km 2 até km 74, de Mafra até Monte Castelo
Pistas interditadas por causa de alagamentos e afundamentos de pista. Sem previsão de liberação até as 10h desta segunda-feira
BR-470 – Km 21, em Ilhota
Trecho interditado devido a afundamento de pista junto a cabeceira da ponte. Não há previsão de liberação até a manhã desta segunda-feira
Confira as condições das Rodovias estaduais
SC-108 – Km 61 até km 61,015, em Blumenau
Queda de barreira deixa trânsito em meia pista no local. Liberação prevista para 16h de segunda-feira, dia 9.
SC-114 – Km 120 até 120,4, em Taió -Alagamento de pista interrompe o tráfego na região. Liberação prevista para o dia 11, quarta-feira. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária não há alternativa de desvio e é preciso aguardar as águas baixarem
SC-135 – Km 7,5 até km 8, em Porto União
Motoristas precisam desviar pelo acostamento por causa de queda de barreira. Liberação prevista para 16h de segunda-feira, dia 9.
Com informações da Defesa Civil, Diário Catarinense e Notícia do Dia.
Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br