O presidente da AMVALI, prefeito Lauro Fröhlich juntamente com a secretária executiva – Juliana Demarchi, com o geólogo e consultor da AMVALI – Normando Zitta, com a consultora do Comitê Itapocu – Anja Steinbach e demais integrantes da equipe técnica da AMVALI participaram da reunião plenária da ACIJS na noite de ontem (16), no CEJAS. O objetivo foi apresentar o Plano de Prevenção de Cheias e Desastres Naturais do Vale do Itapocu. Esteve presente também o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen.
O plano trata-se de um documento técnico contendo o diagnóstico, prognóstico e recomendações, referente aos Meios Físico, Biótico e Sócio Econômico da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu. O plano reúne um conjunto de ações e medidas (estruturais e não estruturais) objetivando a minimização e mitigação de desastres relacionados a cheias, definindo suas prioridades e custos para implantação.
O plano tem como objetivos principais: dotar os municípios de dados técnicos para a readequação/elaboração dos Planos Diretores visando, salvar vidas, reduzir o número de pessoas em áreas de riscos, eliminando ou reduzindo os impactos relacionados as cheias e enchentes; fomentar a integração entre os municípios pertencentes a Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu; criar ferramentas de alerta em tempo hábil para a população das áreas inundáveis; e implementar e executar projetos que possibilitem evitar danos a população bem como o aproveitamento racional dos recursos hídricos gerando menor impacto possível e recuperando áreas sensíveis ecologicamente.
Normando explicou o que já foi realizado e disse que "através do Colegiado Regional da Defesa Civil trabalhamos de forma integrada, otimizando recursos humanos, técnicos e financeiros reunindo esforços entre os municípios que compõe a bacia; fizemos o levantamento de dados técnicos, principalmente no que se refere a áreas de alagamento/inundações, onde definimos a mancha de inundação; para depois definir as medidas estruturais e não estruturais que devem ser implementadas; bem como respectivos cronogramas físico, físico-financeiro bem como os responsáveis pela implantação de tais medidas".
Normando ressalta que "pretendemos com base nos dados técnicos levantados, elaborar projetos para captação de recursos junto ao Governo Estadual e Governo Federal. Dentre as principais ações do plano estão: educação ambiental; execução de galerias; execução de pontes/pontilhões; desassoreamento/revitalização de rios; áreas de amortecimento (parques); relocação de famílias; gestão e fiscalização de contratos. O plano por si só não é sustentado e precisa do auxílio de todos para que esse seja viabilizado, portanto o auxílio de cada entidade é de fundamental importância, é preciso vencer as barreiras técnicas e os entraves políticos".
Maiores Informações: Normando Zitta (47) 8831-3570.
Fotos: Flávio Ueta.
Adriane Schimainski dos Santos
Assessora de Comunicação (SC01971JP)
Twitter: @amvali_sc | http://www.facebook.com/amvalisc
Tel.: (47) 3370-7933
Atuando decisivamente para o desenvolvimento do Vale do Itapocu.