You are currently viewing Colegiado de Defesa Civil e CT Prevenção realizaram mesa redonda

Colegiado de Defesa Civil e CT Prevenção realizaram mesa redonda

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Defesa Civil da AMVALI juntamente com a Câmara Técnica de Prevenção de Cheias e Desastres Naturais da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu realizaram "Mesa Redonda: Avaliação do Evento Hidrológico de Junho de 2014 na Bacia do Rio Itapocu", na tarde de ontem (1º), na sede da AMVALI. O objetivo foi verificar a magnitude e o gerenciamento de resposta do evento crítico que atingiu os municípios do Vale do Itapocu em junho deste ano.

Estiveram presentes integrantes da equipe técnica da AMVALI e do Comitê Itapocu; gestores e técnicos de defesa civil dos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba; secretárias da assistência social de Jaraguá do Sul e Schroeder; servidores que atuam na área de meio ambiente das prefeituras de Jaraguá do Sul e Guaramirim; bombeiros voluntários (Jaraguá do Sul, Corupá e Guaramirim); Polícia Militar; e Jeep Club. O encontro também contou com a presença do prefeito de Jaraguá do Sul – Dieter Janssen, do presidente da FUJAMA e secretário executivo do Comitê Itapocu – Leocádio Neves e Silva. A mesa redonda foi coordenada por Paulo de Almeida, do Grupo GERAR. 

Cada município apresentou a magnitude do evento, destacando: área e população atingida, danos ocorridos no município e o apoio dos atores envolvidos na busca e salvamento. Segundo a consultora do Comitê Itapocu, Anja Meder Steinbach foi possível levantar a magnitude do evento hidrológico em cada município, realizando um levantamento das dificuldades encontradas tanto durante o gerenciamento de resposta ao evento adverso que atingiu os municípios do Vale do Itapocu em junho de 2014, quanto no gerenciamento da prevenção e preparação do risco.

Ao final foram feitos os encaminhamentos para que os municípios adotem medidas preventivas e se estruturem para que em eventos adversos estejam preparados para atuar com melhor eficiência, diminuindo prejuízos econômicos e danos sociais. Será realizada uma moção da enchente como marco regulatório para o regramento da ocupação das áreas alagáveis e áreas de risco de deslizamentos.

Maiores Informações:

Anja Meder Steinbach (47) 9985-6146.

Karine Holler (47) 3370-7933.