You are currently viewing Diretor Maurício Souto Maior recebeu integrantes do Colegiado de Saúde no novo Centro de Imagem do Hospital São José

Diretor Maurício Souto Maior recebeu integrantes do Colegiado de Saúde no novo Centro de Imagem do Hospital São José

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Coordenado pelo secretário de saúde de Guaramirim, Antônio Alexandre de Azevedo, o Colegiado de Saúde da AMVALI realizou reunião na quinta-feira (3), no Centro de Imagem do Hospital São José, em Jaraguá do Sul. Foram discutidos os seguintes assuntos: gestação de alto risco; exames de alta complexidade (tomografia/ ressonância); Projeto e-rastro-censo; e Projeto Aplicativo.

O Projeto e-rastro-censo foi apresentado por Valdir Natel, diretor administrativo da i9K Soluções Tecnológicas. O projeto é um sistema desenvolvido para levantamento de dados geral da população, para o acompanhamento e monitoramento dos dados de saúde, pessoais, escolaridade, tipo de moradia, veículos, profissão, esporte, laser, produção comercial, industrial, autônomo, produção agrícola, produção animal, peixes, aves e reflorestamento. Tornando-se assim um censo geral e atualizado mensalmente, que trarão gráficos e relatórios para que os gestores dos municípios possam com transparência administrar melhor seu município para proporcionar uma melhor forma de vida para o homem e meio ambiente. Tudo usando a mais nova tecnologia do momento que é o tablete e Micro Chip NFC.

Segundo Valdir "o sistema e-rastro-censo já está instalado na Prefeitura de Belmonte como piloto, acreditamos que em 60 dias tudo esteja funcionando. A vantagem deste sistema é que as prefeituras que aderirem, terão sempre um censo atualizado com todas as informações dos moradores do município, além de mais transparência na administração pública. Com o sistema todas as informações estarão sempre atualizadas em um banco de dados criptografado, podendo ser acessado por secretários, prefeito e vice-prefeito, usando uma senha individual, com isso cada secretário pode analisar dados pertinentes a sua secretaria emitindo relatórios e gráficos filtrados conforme sua necessidade".

Valdir acrescentou que com o sistema, a Secretaria de Saúde terá um controle efetivo dos exames solicitados e entregues pelos agentes de saúde. Os agentes de saúde usarão o sistema e-rastro-censo no tablete, com isso agiliza o atendimento, e evita preenchimento de planilhas manuais, podendo posteriormente ser exportadas para o sistema SIAB, evitando trabalho de digitação e duplicidade de serviço. Os integrantes do colegiado ficaram de analisar a proposta apresentada.

A seguir a diretora de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar de Jaraguá do Sul, Cristiane Haffermann Wille falou que está disponível aos municípios da AMVALI através da Programação Pactuada e Integrada – PPI, o ambulatório para gestação de alto risco localizado no Centro de Saúde da Mulher de Jaraguá do Sul. Informou também sobre exames de alta complexidade (tomografia/ressonância), onde só terão acesso os municípios através da PPI.

Na sequência, Cristiane apresentou o "Projeto Aplicativo: Núcleo Regional de Apoio Técnico em Regulação". O projeto faz parte do curso de especialização "Regulação em Saúde no SUS", do Hospital Sírio Libanês.

Cristiane explicou que o Hospital Sírio-libanês é uma instituição filantrópica brasileira que desenvolve ações integradas de assistência social, de saúde, de ensino e de pesquisa. É reconhecida internacionalmente pela excelência liderança e pioneirismo em assistência à saúde e na geração de conhecimento. A parceria firmada entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio- libanês por intermédio do instituto de ensino e pesquisa IEP/ HSL possibilitou a construção de uma proposta educacional voltada para qualificação de profissionais atuantes na regulação em saúde.

A especialização foi construída para contribuir com a capacitação dos profissionais, visando o fortalecimento da regionalização. Tem como objetivo ampliar o acesso ao usuário e garantir a integralidade do cuidado, com qualidade e segurança. Para tanto as atividades educacionais foram concebidas de modo a promover o desenvolvimento articulado de conhecimento, habilidades e atitudes que contribuam para efetivação do conjunto das atividades requeridas. O curso prioriza ainda o desenvolvimento de capacidades para construção de projetos de intervenção na realidade – projeto aplicativo.

O Projeto Aplicativo é uma atividade coletiva, desenvolvida por um pequeno grupo de especializandos, com foco na construção de uma intervenção, relacionada aos problemas que estão inseridos. O curso utiliza a construção de projetos aplicativos viáveis e relevantes, com ênfase na melhoria da qualidade da atenção básica, gestão e ou educação na saúde, contextualizados conforme a região de saúde. Busca-se a pactuação com os atores reais (gestores, profissionais, especializandos) visando promover o comprometimento de cada um com a superação do problema priorizado, ampliando a viabilidade do projeto aplicativo.

A proposta de ação para o Projeto Aplicativo é a criação do Núcleo Regional de Apoio Técnico em Regulação, cuja área de abrangência será a microrregião de Jaraguá do Sul, onde serão envolvidos os municípios de Massaranduba, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Jaraguá do Sul e a 24º GERSA. Os objetivos da proposta são: a formalização dos fluxos regionais; a criação de protocolos de acesso regional; e o fortalecimento da organização e comunicação intersetorial e inter-regional.

As vantagens são: o fortalecimento da cooperação dos gestores dos serviços de saúde; a organização do sistema regional de saúde; e a padronização dos fluxos/protocolos regionais. Os envolvidos são: especializandos do Grupo afinidade II – Pós em Regulação do Hospital Sírio-Libanês; gestores municipais (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder); gestor regional (24ª GERSA); e técnicos multidisciplinares dos municípios (Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Vigilância em Saúde e Auditoria, Avaliação e Regulação).

No final da reunião, o diretor do Hospital São José, Maurício Souto Maior aproveitou a oportunidade e colocou a disposição dos municípios a estrutura do novo Centro de Imagem que conta com sala de treinamento e agradeceu a parceria da SMS de Jaraguá do Sul através do secretário de saúde de Jaraguá do Sul, Ademar Possamai e a parceria da Gerência de Saúde através de Silvio Chaves. Silvio Chaves informou sobre recursos repassados pelo Governo do Estado.

Adriane Schimainski dos Santos
Assessora de Comunicação (SC01971JP)

Twitter: @amvali_sc | http://www.facebook.com/amvalisc

Tel.: (47) 3370-7933

Atuando decisivamente para o desenvolvimento do Vale do Itapocu.