A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu realizou reunião do conselho deliberativo na tarde de ontem (23), que foi conduzida pelo presidente Lauro Fröhlich, prefeito de Guaramirim. Estiveram presentes os prefeitos Dieter Janssen (Jaraguá do Sul), Luiz Carlos Tamanini (Corupá), Rovani Delmônego (São João do Itaperiú) e Osvaldo Jurck (Schroeder) e demais autoridades.
Durante a reunião foi realizada apresentação sobre ações do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS. Segundo o coordenador do PIGIRS, Leocádio Neves e Silva "expusemos aos prefeitos a necessidade de continuar a discussão sobre a operacionalização do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública – CIGAMVALI. Ressaltando que o PIGIRS foi elaborado para estabelecer as diretrizes na busca de soluções regionalizadas para a gestão de resíduos sólidos. Assim, suas metas – e a solução de um problema histórico da região que é o resíduo sólido – tendem a ser alcançadas de maneira mais efetiva com a implementação do consórcio".
A seguir o consultor de Defesa Civil da AMVALI, Normando Zitta apresentou aos prefeitos o "Projeto de Integração Rodoviária do Vale do Itapocu". Segundo Normando "atualmente os problemas de mobilidade urbana vem assolando os municípios da região do Vale do Rio Itapocu onde a AMVALI propõe o desenvolvimento de estudos participativos e alternativas de traçados com ligações municipais, intermunicipais através de rodovias pavimentadas. Este projeto tem por objetivos gerar estudos de alternativas de traçados; viabilizar concepções para elaboração de Projetos Básicos Executáveis; gravar em cada município em suas ferramentas de planejamento; e possibilitar a captação de recursos".
O projeto prevê estudos participativos como: visitas em cada município; auxílio de dados de DNIT, DEINFRA, ACIJS e outras entidades parceiras; necessidade específica de cada município e integração de dados. Conforme o cronograma do projeto já foram realizados estudos de alternativas de traçados consolidados; apresentação para equipe técnica; apresentação para prefeitos; e a definição de prioridades de trechos. Agora segue para etapa de contratação e gerenciamento dos projetos de acordo com suas prioridades.
Normando destaca que o próximo passo será apresentar o projeto ao DEINFRA em Florianópolis para poder viabilizar o projeto. A reunião deve acontecer em outubro ou novembro.
Maiores Informações:
Leocádio Neves e Silva (47) 3273-8008.
Normando Zitta (47) 8831-3570.
Adriane Schimainski dos Santos
Assessora de Comunicação (SC01971JP)
Twitter: @amvali_sc | http://www.facebook.com/amvalisc
Tel.: (47) 3370-7933 ramal 211 ou (47) 8806-7536.
Atuando decisivamente para o desenvolvimento do Vale do Itapocu.