O Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) foi implantado em 27 de setembro de 1999, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Corupá, o Sesi, e a Secretaria Estadual de Educação, sendo um polo do Eja de Jaraguá do Sul. As instalações ocorreram no prédio alugado na rua Roberto Seidel, onde permaneceu até 2007, sob direção da professora Clarice Judacefsky. Desde sua implantação, passou a ser mais um referencial na educação do município.
O Ceja oportuniza aos jovens e adultos em concluir o grau de escolarização (ensino fundamental e ensino médio), não concluído em idade própria e também o aprimoramento dos conhecimentos, podendo ingressar no campo de trabalho com a melhor qualificação.Possui 401 alunos matriculados assim distribuídos: alfabetização (2), nivelamento (7), ensino fundamental (181) e ensino médio (211). Atualmente o sistema de ensino é por blocos de disciplina, semi-presencial, isto é 30% no Ceja e 70% em casa.
Para conclusão do bloco é necessária presença de 100% nos blocos. O aluno pode cursar até duas disciplinas por semana. A conclusão de uma das modalidades é de aproximadamente dois anos.Em 8 de fevereiro de 2008, o Cejac (Centro Municipal de Jovens e Adultos de Corupá) reinaugurou um novo espaço físico, na rua 25 de julho, 114, nas dependências da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, sob responsabilidade da diretora Vivian Denise Dallmann Soares Pereira.
Desde então, o ensino fundamental foi municipalizado e apenas o ensino médio continua sob responsabilidade do Eja estadual. Continuam abertas as matrículas para disciplinas de Geografia e Artes do ensino fundamental e para as disciplinas de Biologia, História e Inglês do ensino médio no período matutino e noturno. Para formação de turma é necessária a matrícula de 13 alunos. A idade mínima é 16 anos para ensino fundamental e 18 anos para ensino médio.Ao longo dos 10 anos, além do Ceja Centro, pólos foram estendidos em diversas comunidades, oferecendo o ensino fundamental e posteriormente o ensino médio: * Escola Frederico Viebrantz, Faxinal* Escola Lauro Muller no Rio Paulo* Osvaldo Amaral* Weg Reflorestamento O sistema de ensino no início da implantação era modularizado, em que o aluno estudava as disciplinas através de módulos e eliminava-as por meio de provas objetivas. O aluno estudava sozinho e em casa, necessitando apenas de uma presença semanal para realização da prova.
Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUPÁ www.corupa.sc.gov.br