Universitários fazem visita técnica às praias de Barra Velha

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Um grupo de 25 universitários do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) esteve nesta quinta-feira (dia 17 de setembro) em sua primeira visita oficial de reconhecimento da cidade de Barra Velha, dentro do projeto do Inventário de Potencial Turístico que o curso desenvolverá para o município. O grupo foi coordenado pelo professor Marcos Arnhold Junior, da disciplina de "Planejamento e Organização do Turismo".

O curso, mais antigo do setor no Estado, foi contratado pela Prefeitura de Barra Velha, e o grupo de estudantes e mestres irá desenvolver o inventário e o plano de desenvolvimento turístico da cidade durante 10 meses, num trabalho que inicia agora em setembro e termina somente em julho de 2.010.

Na apresentação à equipe de governo do prefeito Samir Mattar (PMDB), estavam presentes os secretários Bonifácio Suzuki, de Assuntos Econômicos, Clóvis Cardoso, do Turismo, e Oleias Nogaroli, da Assistência Social, além de servidores e diretores como Cacá Fagundes, Izabel Borba, o engenheiro civil Marcelo Metelski e a assessora de projetos da secretaria de Turismo, Flávia Ramos, que também é aluna formanda de Turismo da Univali.

Na reunião de quinta-feira pela manhã, os secretários da Prefeitura apresentaram um breve perfil da cidade de Barra Velha – sua população, características, desafios a serem enfrentados na qualificação do turismo e estrutura atual. Segundo o prefeito Samir, a opção por trazer os estudos da Univali para Barra Velha é em virtude da tradição do curso – o campus de Turismo e Hotelaria existe desde 1989, e em novembro próximo, completa 20 anos de funcionamento.

Além da primeira reunião na Câmara de Vereadores, o grupo visitou o escritório da Epagri local para saber sobre o potencial rural do município, já que o inventário deverá também conter ações de valorização do turismo rural.

Os universitários percorreram ainda a Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema), o Morro do Cristo, a marginal da lagoa até a ponte pênsil da Quinta dos Açorianos, a Praia da Península, e em seguida, pela praia central, passaram pelo Costão dos Náufragos, Tabuleiro, Pedras Brancas e Negras, até o rio Itajuba e Praia do Grant, onde conversaram com pescadores artesanais, e ainda em Medeiros e outras localidades.

Segundo Flávia, o trabalho do curso de Turismo e Hotelaria da Univali agora será dividido em grupos temáticos, estudando a cultura, agricultura, as praias e os pontos turísticos da cidade. No final do primeiro semestre de estudo, professores e acadêmicos vão apontar deficiências e vantagens do turismo barravelhense, dando um diagnóstico para o setor. Em 2010, iniciam as oficinas que irão ouvir o trade turístico (hotéis, restaurantes, pousadas, bares e demais estabelecimentos comerciais), e a comunidade local.

Visão do Morro do Cristo é elogiada

A aluna Alessandra Elizabete Marcos, monitora da turma na disciplina, elogiou a receptividade dos barravelhenses. "A comunidade e autoridades nos receberam muito bem, a administração deu muita atenção e gostamos das belezas naturais da cidade", observa Alessandra. O ponto turístico mais elogiado pelos universitários foi o Morro do Cristo. Eles gostaram também do recorte das praias barravelhenses. Segundo Flávia Ramos, que já trabalhou em projetos similares em outras praias, há cidades com potencial infinitamente menor do que Barra Velha, praticamente sem atrativos.

"Nós quisemos trazer a equipe de maior referência em termos de turismo para ter um inventário completo da cidade. É um planejamento a longo prazo", observa Samir Mattar. O prefeito também pediu a todo o trade turístico e à comunidade local que abram as portas para os alunos e mestres da Univali, que irão coletar informações da cidade para elaborar o inventário.

Fonte:

Clóvis Pereira Cardoso – Secretário de Turismo – Fone (47) 9181-8744

Flavia Ramos – Diretora de Projetos – Fone (47) 8841-6386
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fone (47) 3446-7700 ou 9109-4526 (novo telefone)