O Setor de Alvará de Funcionamento e Fiscalização da Prefeitura de Barra Velha cumpriu um total de 6.907 procedimentos para a comunidade local e proprietários de imóveis de outras cidades no primeiro semestre de 2008. O relatório, entregue pelo coordenador administrativo de arrecadação da Prefeitura, Marciel Berlin, e pelo diretor de Fiscalização Luiz Fagundes, detalha os serviços efetuados para fazer cumprir as normas da legislação tributária de Barra Velha, além do código de posturas e outras legislações em vigor.
Segundo Marciel, a intenção é não apenas aumentar a arrecadação municipal, através de seus impostos e taxas, mas ter o controle efetivo de todas as operações de serviços do município, além de identificar os contribuintes e os principais tomadores de serviços prestados.
O número mais expressivo de atividades feitas no primeiro semestre foi o de atendimentos diretamente na Prefeitura, o que somou 1.640 registros. Por endereços eletrônicos (e-mails), os atendimentos foram 680, e as vistorias em estabelecimentos comerciais somaram 678. Em quarto lugar ficaram as liberações de alvarás para comércio, num número de 542 documentos emitidos.
Houve ainda outros 650 atendimentos ‘on line', 260 liberações para comércios ambulantes ou temporários, e 180 notificações de lançamentos de tributos municipais. Segundo Marciel, o setor oferece serviços de orientação em geral à comunidade, e há ainda o modelo de gestão ‘on line', através de sistemas simplificados visando a execução das principais rotinas e procedimentos que envolvem as atividades de pessoas físicas e jurídicas.
"Assim, podemos identificar contribuintes e os principais tomadores de serviços prestados na cidade", observa Berlin. Além dos números citados, o setor ainda atuou com serviços como autos de embargos e infrações, liberação de alvarás para autônomos, emissão de certidões, consultas de viabilidade e intimações, entre outros trabalhos.
Os números do setor
180 – Notificações de lançamentos de tributos
678 – Vistorias em estabelecimentos comerciais
025 – Autos de infração com penalidades
002 – Autos de embargos
096 – Alvarás fornecidos para autônomos
542 – Alvarás fornecidos para comércio
260 – Alvarás fornecidos para temporários e ambulantes
2.640 – Atendimentos na Prefeitura
032 – Ofícios
074 – Emissões de certidões
014 – Autorizações diversas
138 – Consultas de viabilidade
158 – Enquadramento fiscal/estimativa de INSS
014 – Memorandos internos
013 – Intimações
042 – Ofícios respondidos
007 – Assuntos encaminhados ao Jurídico
038 – Notificação de irregularidades
003 – Apreensões de objetos e mercadorias
063 – Protocolo de reclamações de denúncias
560 – Atendimentos ‘on line'
680 – Atendimentos por e-mails recebidos/enviados
142 – Emissão de certidões negativas
048 – Assuntos diversos
001 – Estabelecimentos interditados
138 – Empresas baixadas
146 – Empresas desativadas
173 – Empresas novas cadastradas
Fonte:
Marciel Berlin
Coordenador Administrativo de Arrecadação
Fone (47) 3446-7717
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP