Dia Mundial da Alimentação

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os 830 alunos da Escola Municipal Anna Töwe Nagel, no bairro Água Verde, tiveram uma semana especial. Aproveitando o Dia Mundial da Alimentação, comemorado hoje (16), os pequenos saborearam frutas à vontade e tiveram orientações de professores e de nutricionista quanto à boa alimentação. Durante toda a semana, algumas aulas foram dedicadas ao estudo de dados sobre nutrição no Brasil e no mundo e sobre como se alimentar bem.  

O aluno do 6º ano Lucas Friedel, 11 anos, aprovou a mesa farta, com maçã, banana, abacaxi e laranja. Ainda mastigando um pedaço de maçã, ele garante que não passa nenhum dia sem comer fruta. "Gosto de comer maçã, banana e outras frutas depois do almoço e à tarde. Como porque é gostoso e porque faz bem pra mim", conta Lucas. As 150 crianças do 4º e 5º ano da escola, que ouviram palestra com a nutricionista da prefeitura Adriana Braun hoje pela manhã e à tarde, também afirmam gostar de comer frutas. As verduras e legumes é que são mais difíceis de serem consumidas nas escolas e creches municipais, de acordo com constatação de Adriana.  

Somando-se as 60 instituições municipais de ensino, entre escolas e creches, a Secretaria Municipal da Educação distribui todos os dias cerca de 23 mil refeições. Uma preocupação da nutricionista é que o arroz com feijão, rico em proteína e ferro, está sendo deixado de lado, conforme pesquisa realizada pelo município. As crianças estão preferindo biscoitos e macarrão, pobres em nutrientes. O trabalho realizado por Adriana está incentivando os alunos a ter hábitos alimentares saudáveis.  

Para manter um equilíbrio de nutrientes e vitaminas na alimentação, de acordo com a pirâmide nutricional, uma pessoa deve ingerir, diariamente, de seis a 11 porções de carboidratos (cereais, arroz e massas); três a cinco porções de verduras e legumes; duas a quatro porções de frutas; duas a três porções de leite e derivados; duas a três porções de proteínas (carnes, ovos, feijão, nozes); e consumir, moderadamente, gorduras, óleos e açúcares.  

(Fontes: Eliane da Silva – diretora da Escola Anna Töwe Nagel – 3275-1259 Adriana Braun – nutricionista da Secretaria Municipal da Educação – 2106-8122)    

Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222