A 2ª Conferência Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul começou na noite de ontem (19) com a presença da gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Joinville, Elizabete Tamanini, e da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires, que falou sobre a implantação do Sistema Nacional de Cultura e sua importância na articulação das políticas públicas nesta área. A solenidade teve como anfitrião o presidente da Fundação Cultural/JS, Jorge Luiz da Silva Souza. Registrando 54 inscritos, o evento prossegue até quarta-feira (21), com trabalhos realizados a partir das 19 horas, nas dependências da Scar.
"Lamento este descaso da comunidade cultural de Jaraguá do Sul para discutir e propor políticas públicas de cultura", declarou o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nelson Borchard, acrescentando que os organizadores esperavam contar com a participação de pelo menos os cerca de 100 inscritos nas pré-conferências. "Estou indignado com este desinteresse, principalmente com aqueles que tiveram projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Cultura, pois ficou a impressão de que somente se mobilizam na busca de benefícios financeiros para interesses pessoais e não desejam contribuir com ideias que possam contemplar a coletividade", complementou Borchard.
"Diversidade Cultural e Cidadania" é o tema central da conferência, que está organizada em cinco eixos temáticos a serem discutidos na noite desta terça (20): Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura. Os conferencistas voltam a se reunir no pequeno Teatro da Scar nesta quarta (22) para o debate em plenária e votação das propostas a serem levadas à Conferência Estadual de Cultura, marcada para 25 de novembro, em Florianópolis. Na oportunidade também serão eleitos dois delegados que representarão o município jaraguaense neste evento, juntamente com outros quatro já eleitos nas pré-conferências.
A Conferência Municipal de Cultura é coordenada pela Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e pelo Conselho Municipal de Cultura.
Fonte
Nelson Borchard (presidente do Conselho Municipal de Cultura e coordenador-geral da Fundação Cultural/JS)
Telefones 2106-8704 e 9976-4192