Criações de uma Casa de Cultura/Artes e de uma agenda cultural que contemple todos os eventos artísticos e culturais de todas as áreas são duas das propostas de âmbito local aprovadas na 2ª Conferência Municipal de Cultura entre um total de 26 proposições abrangendo também as esferas estadual e federal. O evento reuniu 54 participantes em três noites de debates – segunda a quarta (19 a 21) desta semana – nas dependências da Scar.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nelson Borchard, destacou ainda outras duas propostas municipais aprovadas na conferência: adaptar e estruturar no ambiente escolar salas multiuso, que contemplem e desenvolvam as diversas áreas artísticas e culturais, onde se possa realizar aulas, oficinas, exposições e ações, inclusive abertas à comunidade em apoio à arte amadora e profissional, além da educativa; garantir o acesso à formação e à capacitação de docentes na área artística e cultural para atuarem em escolas municipais, estaduais e particulares.
Na última noite do evento, também foram definidos os delegados que representarão Jaraguá do Sul na Conferência Estadual de Cultura, marcada para o dia 25 de novembro, em Florianópolis: Lisa Jaworski, Rúbia F Torres, Carlos Baratto, Elisabeth Mueller, Mari Violeta Polo, Jussete T Wittkowski, Sandra Baron e Rosemery Petty, tendo como suplentes Luiz Carlos Coelho, Dirce Nunes, Roberto Kock, Angélica Fagundes, Denise Sueli Henn, Rubens Franco e Giomara Kochella.
A Conferência Municipal de Cultura foi promovida pela Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e pelo Conselho Municipal de Cultura.
Fonte
Nelson Borchard (presidente do Conselho Municipal de Cultura e coordenador-geral da Fundação Cultural/JS)
Telefones 2106-8704 e 9976-4192