A Secretaria de Saúde de Barra Velha, juntamente com sua Vigilância Epidemiológica, promovem amanhã, dia 1º de dezembro, a partir das 19h, "Uma noite contra a AIDS", na Praça Lauro Carneiro de Loyola, no centro da cidade. O evento visa a conscientização no Dia Mundial de Combate à doença. Ao som de música, a equipe da secretária Eliana Beatriz Bittencourt quer distribuir panfletos e preservativos, além de conversar com a comunidade sobre as formas de prevenção da doença.
A atividade é também uma mobilização contra o preconceito e a discriminação, segundo lembra o diretor de Epidemiologia do município, Eduardo Peres. "Neste ano, o Ministério da Saúde está trabalhando firmemente na questão do combate ao preconceito que os soropositivos ainda sofrem", destaca Peres. Em Barra Velha também já iniciou a orientação de pacientes e usuários nos postos de saúde, também com distribuição de panfletos e preservativos.
Segundo o setor, o programa DST/AIDS de Barra Velha, para desenvolver este trabalho nos bairros, se baseia no conhecimento atual contra a doença e em estatísticas divulgadas pela Vigilância Epidemiológica do Estado, que revela que 59,7% de pessoas infectadas pelo vírus em Santa Catarina são heterossexuais. Os números apontam ainda um total de 20.645 infectados com o vírus do HIV no Estado. Em Barra Velha, há 42 casos oficiais confirmados da doença. Deste total, a maior parte desenvolveu o vírus e mantém boa qualidade de vida graças ao coquetel de remédios custeado pelo Governo Federal, além da orientação da equipe médica do Programa DST/AIDS barravelhense.
Fontes:
Eliana Biytencourt
Fone (47) 3456-2155
Eduardo Peres
Fone (47) 3456-2155
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP