You are currently viewing Barra Velha estuda sistema habitacional premiado pela CEF

Barra Velha estuda sistema habitacional premiado pela CEF

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O arquiteto Claudio Nobre Barcellos, um dos mais inovadores profissionais da sua categoria, é o convidado desta próxima quinta-feira em Barra Velha, numa palestra promovida pela Associação de Arquitetos, Agrônomos, Engenheiros e Técnicos de Balneário Piçarras, Barra Velha, Penha e São João do Itaperiú (AAET). Ele vai ministrar em Barra Velha o tema "Um novo sistema construtivo", e abordar a edificação de casas e apartamentos no inovador sistema de paredes de concreto celular que já é referência no Rio Grande do Sul.

Este sistema está sendo implantado em Barra Velha através de assistência técnica contratada pelo Ministério das Cidades nos programas habitacionais direcionados à Prefeitura local, e representa a possibilidade de se construir casas e apartamentos 23% mais baratos e que podem ser construídos, de acordo com seu tamanho, em apenas quatro dias. A palestra de Claudio Barcellos é dia 4, das 20h30 às 22h30, no Oceano Praia Hotel, na avenida Santa Catarina, 1.311, centro de Barra Velha, e é direcionada não apenas a engenheiros, mas empreendedores e investidores do segmento da construção civil. Informações pelo telefone 3456-0035.

As inscrições podem ser feitas também com a presidente da AAET, engenheira Cristiane Negri, pelos fones (47) 3446-0215 ou (47) 9984-5215. Há ainda o e-mail crnegri@terra.com.br

Formado em Arquitetura e Urbanismo, Claudio Nobre Barcellos atua no ramo de projetos e execuções há 18 anos. Realizou diversos cursos de formação empresarial, atuou por dois anos como franqueado do ramo de materiais de construção e suas principais atribuições estão ligadas à área de planejamento, produção, desenvolvimento do processo de controle de qualidade, e ainda treinamento e demonstração deste novo sistema.

Em 2002, Cláudio Barcellos, diretor e idealizador deste sistema de casas feita em concreto celular, recebeu menção honrosa na categoria "Profissional" no concurso da Caixa Econômica Federal e Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), em nível federal, tendo como título do concurso "Soluções alternativas para a construções de baixo custo no Brasil". Por conta desta experiência, ele está habilitado em desenvolver este tipo de habitação em qualquer cidade do Brasil.

Claudio vai detalhar o processo de construção de casas em formas em resina termoplásticas, através de módulos recicláveis. Inserido no mercado há mais de 12 anos, este sistema consiste na montagem prévia de formas plásticas especiais, modelando todas as paredes em construção, vertical ou horizontal, recebendo concreto celular, após a colocação prévia das etapas elétricas, hidráulicas e eletrônicas do empreendimento.

No Rio Grande do Sul, o projeto foi testado com êxito no programa "Minha Casa, Minha Vida", na cidade de Pelotas, e possibilitou uma economia de 23% no custo final da obra. Agora, ele está provado para quatro mil unidades a partir da cidade de Porto Alegre. E é este sistema, segundo informa o prefeito Samir Mattar, de Barra Velha, poderá ser implantado na cidade, com apoio da Prefeitura. Este modelo de habitações, desenvolvido e patenteado, transforma o canteiro de obras em uma organizada, segura e racional indústria de montagem, possibilitando aos clientes um acabamento diferenciado, com precisão e fidelidade desde a planta até a construção.

Segundo Isabel Borba, diretora de Habitação de Barra Velha, o projeto é pioneiro e Barra Velha poderá ser a primeira cidade catarinense a adotá-lo. "O engenheiro Claudio é criador desse sistema, que poderá ser comercializado no município com apoio da nova política habitacional implantada pelo prefeito Samir", observa Isabel.

"A intenção futura da empresa Servtecc, que comercializa este projeto, é instalar uma fábrica em Barra Velha, aproveitando mão-de-obra local". A princípio, neste projeto, seriam 480 apartamentos populares a serem construídos, numa etapa inicial de 150 unidades. A proposta é da fábrica ser instalada na mesma área onde estas casas populares serão construídas. Somente em 2009, a Prefeitura de Barra Velha, através de seu programa habitacional e da COHAB estadual, articulou a assinatura de 111 casas populares para moradores de baixa renda – 51 delas já concluídas e o restante em construção. É o programa habitacional de maior resultado que a cidade já viu.

Fonte:

Isabel Borba

Diretoria de Habitação

Fone (47) 9179-1303

Cristiane Negri

Arquiteta e presidente da AAET

Fone (47) 9984-5215 


Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527

Foto Divulgação