You are currently viewing Corupá realizou sessão comemorativa ao dia da Vitória da FEB

Corupá realizou sessão comemorativa ao dia da Vitória da FEB

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Sessão Comemorativa ao Dia da Vitória da Força Expedicionária Brasileira-FEB, aconteceu no dia 20 de fevereiro na Praça dos Expedicionários, em Corupá, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Cultura e da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – ANVFEB – Seção Regional de Jaraguá do Sul. São 65 anos da Vitória dos heróis soldados da FEB, na Tomada de Monte Castelo, que ocorreu no dia 21 de fevereiro de 1945, nos Campos de Operações da Itália, durante a II Guerra Mundial.

O evento contou com presença dos ex-combatentes João Rudolfo Hauck (corupaense), Anselmo Bertoldi, Walter Carlos Hertel, Tenente-Coronel Marcelo Soneghet Pacheco, do 62° Batalhão de Infantaria de Joinville, familiares, representantes da Polícia Militar, Civil, Secretaria de Educação e Cultura, da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e demais convidados.

O secretário executivo da ANFEB Ivo Kretzer falou da importância  da sessão comemorativa da FEB. "Estas comemorações  são uma forma de reforçar a presença dos filhos de ex-combatentes nas homenagens e preservar a história da FEB", disse.

Neste ano, a instituição em parceria com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul organizará o 22° Encontro Nacional da FEB nos dias 13 a 15 de novembro. É uma forma de cultivar e valorizar a história. No Brasil existem 43 associações da ANVFEB com aproximadamente 3.000  ex-combatentes vivos.

       "Temos heróis vivos no Brasil que participaram da guerra e precisam ser referenciados", enfatizou o tenente-coronel Marcelo Soneghet Pacheco, do 62° Batalhão de Infantaria de Joinville.

Comparou a ação dos ex-combatentes na II Guerra com a participação de 1.200 militares na Missão de Paz no Haiti, dizendo que é um esforço muito grande do país e da força armada para manter lá os soldados. Destacou a magnitude do Brasil em participar da  Segunda Guerra em 1944, quando mais de 25 mil brasileiros foram enviados, em uma terra de frio, onde lutaram para obter a Paz. Na primeira tentativa houve 200 perdas.

Se comparadas as épocas, percebe-se que na ocasião, sem a tecnologia de hoje, as dificuldades eram imensas e a campanha brasileira teve proporções grandiosas. "Devemos enaltecer a participação dos brasileiros para não esquecer estes fatos históricos. São exemplos do passado  para enfrentar desafios futuros", finalizou.

Quando dos preparativos do Brasil para sua entrada na II Guerra Mundial, em 1944, a região do Vale do Itapocu contava com 86 Pracinhas, dos quais 56 eram de Jaraguá do Sul, alguns naturais de municípios vizinhos, de regiões distantes e que encontravam-se estabelecidos neste vale.

Este grupo de ex-combatentes participou da Tomada de Monte Castelo, ocorrido em 21 de fevereiro de 1945, nos Campos de Operações da Itália, na Segunda Guerra Mundial, ceifando a vida de quatro deles.

Atualmente são poucos os heróis ainda vivos em nossas comunidades. Pelo cadastro da Seção Regional, nove ex-combatentes convivem em harmonia e plena paz: João Rudolfo Hauck (corupaense), Anselmo Bertoldi, Fridolino Irineu Kretzer, Walter Carlos Hertel, João Wonsiewski, Silvestre Cisz, Amaro Martins dos Santos, João Apolinário Francener e Hercílio Spezia.

Mais informações com Cida: 3375-1399.