Grupo vocal e instrumental infanto-juvenil conta com 120 integrantes
Os quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados nos bairros Santo Antônio, João Pessoa, Boa Vista e Jaraguá 84, estão proporcionando a 120 crianças e adolescentes de Jaraguá do Sul momentos de muita diversão e aprendizado. Desde o início de março, os pequenos estão tendo a oportunidade de aprender a tocar flauta ou violão e participar de um coral. Com lanche, transporte e profissionais gabaritados pagos pela prefeitura, muitas crianças tiveram contato com instrumentos musicais pela primeira vez.
Moradora do bairro Três Rios do Norte, Janaine Jurema Dziciny Ferreira, dez anos, se realizou participando do coral. "Adoro cantar. Antes de participar do grupo, nunca tinha cantado, mas agora descobri esse talento", conta. Lucas Marques, 14 anos, do bairro Santo Antônio, também gosta de cantar e tocar violão. "Minha música preferida é Meteoro, de Luan Santana", faz questão de dizer.
São 30 crianças de cada Cras que ensaiam todas as quartas-feiras, no salão paroquial da Igreja São Sebastião (Centro), divididas em duas turmas, uma matutina e outra vespertina. Durante as aulas, elas aprendem técnica vocal e instrumental e ensaiam peças musicais que serão apresentadas em eventos como conferências, apresentações culturais, entre outras atividades.
A coordenadora dos Cras, Marci Deretti, da Secretaria do Desenvolvimento Social, explica que, com a participação no grupo, as crianças melhoram a disciplina e a concentração e exercitam o comprometimento com a equipe. "Se, por exemplo, um dos integrantes desafinar no grupo de coral, todo o coral é atingido. Aí a criança começa a perceber como é importante a cooperação em grupo", cita Marci.
O Grupo vocal e instrumental infanto-juvenil existe desde agosto de 2008, mas só neste ano conseguiu reunir crianças e adolescentes de todos os quatro Cras de Jaraguá do Sul. Foi neste ano, também, que através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) foram adquiridos novos instrumentos musicais, como o piano eletrônico, instrumentos de percussão, microfone, estantes para partitura, apoio de violão para o pé, entre outros. As coordenadoras do grupo são a maestrina Liara Krobot e a professora de música Giane Voltolini, ambas concursadas da Secretaria do Desenvolvimento Social.
Fonte: Marci Deretti – coordenadora dos Cras – (47) 2106-8107
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul