You are currently viewing Fucas e Barra Velha assinam convênio para criar “Jovem Aprendiz”

Fucas e Barra Velha assinam convênio para criar “Jovem Aprendiz”

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Fundação Catarinense de Assistência Social (FUCAS) deu o primeiro passo para a consolidação da parceria que irá implantar seu Núcleo de Assistência Social (NAS) na cidade de Barra Velha. O presidente da fundação, Aparício José Mafra Neto, juntamente com o prefeito Samir Mattar (PMDB), assinaram terça-feira pela manhã (dia 6 de abril) o termo de convênio para a implantação do programa de capacitação "Jovem Aprendiz", considerado a primeira etapa da vinda e instalação da FUCAS na cidade. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Samir, na presença da secretária adjunta de Educação, Valéria Bernardon, e também de autoridades municipais e vereadores.

Com esta ação, FUCAS e Prefeitura vão abrir 90 vagas para jovens de 14 a 18 anos poder ter a chance do primeiro emprego. Esta iniciativa de capacitação é referência no Morro da Caixa, em Florianópolis, onde está a sede da fundação, e onde há acompanhamento permanente do Ministério Público acerca deste e de outros programas sócio-educativos. A intenção é começar o projeto ainda neste primeiro semestre, em espaço disponibilizado na Associação Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago, no Morro do Colchão, área carente de Barra Velha.

A intenção do prefeito Samir é oferecer um espaço de qualificação para os adolescentes, preparando-os ao mercado de trabalho. Samir defende inclusive uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, a fim que o movimento lojista absorva os jovens que tiverem o melhor desempenho após participarem do projeto, e também haja qualificação para futuras empresas que estão se instalando na cidade, como a Havan e a Eletro Aço Altona. 

Assinado o convênio, o próximo passo para implantar a FUCAS na cidade é a certificação a ser expedida pelos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e de Assistência Social, assunto que já está sendo viabilizado pela secretária de Bem Estar Social Oleias Nogaroli. A Prefeitura não vê dificuldade na liberação destes certificados, já que a FUCAS é referência em políticas públicas de desenvolvimento social do Terceiro Setor no Estado. O prefeito Samir também vai encaminhar ao Legislativo os pedidos para que a FUCAS receba a declaração de "utilidade pública", e para que seja desafetada a área central onde estão os pavilhões da Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago, onde os programas serão desenvolvidos.

Após estas definições, a cozinha, entidade de combate à fome com oito anos de atuação no Morro do Colchão e 34 mil refeições servidas à criança carente somente no ano passado, irá assinar um comodato de 30 anos com a FUCAS, que pretende investir na instalação do NAS um total de R$ 1 milhão e 500 mil nos próximos anos. Segundo o presidente Aparício, o primeiro repasse será de R$ 300 mil, visando capacitar alunos e voluntariado, melhorar as condições da própria cozinha, e até mesmo construir um ginásio de esportes no Morro do Colchão, que vai abranger os dois pavilhões atuais da instituição, construídos por Ivete Brugnago Moraes com auxílio da comunidade e empresariado.

Samir salienta que a sua preocupação primordial é a questão do emprego, por isso a assinatura do convênio, para que as empresas, quando chegarem ao município, possam já ter indivíduos qualificados para o trabalho. O prefeito também deixa claro à FUCAS que todos os órgãos da Prefeitura estão à disposição para que o comodato logre êxito, "já que quem realmente precisa ganhar com esta aposta é a comunidade de Barra Velha".

Aparício reforça que o município de Barra Velha é o único onde a parceria é tripartite, ou seja, envolve Ministério Público, fundação e o poder público, e isso pela postura e interesse do prefeito, bem como, pelo seu conhecido e reconhecido trabalho social no município – Samir é um dos mais antigos colaboradores da Cozinha Comunitária. "Mas deixo claro que neste processo não se envolve política partidária, e sim a união de políticas públicas voltadas ao mesmo interesse social", reforça Aparício.

O vereador e pastor evangélico Sérgio Correia, presente à reunião de assinatura do convênio, entrou em contato com a FUCAS sugerindo um trabalho de recuperação de dependentes químicos, além do trabalho de prevenção que a fundação já executa, e colocou à disposição a aposta que várias entidades religiosas estão desenvolvendo num projeto anti-drogas no município de Barra Velha.

Os vereadores Carlos Alberto da Silva, o Tinho, e Douglas da Costa, além do próprio pastor Sérgio, se colocaram à disposição para a aprovação do comodato da FUCAS. Também estiveram na reunião a secretária Oleias, o presidente da Fundação de Esportes Flavio Souza Leite, a assistente social Arlete Catarina Correa, a diretora de Habitação Isabel Borba e o chefe de gabinete Adilson Madruga, além de assessores da FUCAS como Carlos Clímaco e Audrey Rembowski. 

Fontes:

Arlete Catarina Correa e Isabel Borba

Assistente social e diretora de Habitação

Fone (47) 3446-7701

Ivete Brugnago Moraes

Presidente e fundadora da ACCIB

Fone (47) 3456-1084  

Carlos Henrique Clímaco

Assessor da FUCAS

Fone (48) 3952-6900

Aparício José Mafra Neto

Diretor presidente da FUCAS

Fone (48) 3952-6900

Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527