O novo vereador Diogo Junckes (PR) que tomou posse na sessão desta segunda-feira (12) pediu apoio dos colegas vereadores para promover a paz entre os políticos de Guaramirim. "Que o branco que cobre o brasão de nossa bandeira venha trazer o que ele realmente significa a paz". Esta foi à frase colocada pelo vereador durante seu primeiro pronunciamento na tribuna da casa, promovendo o fim da discórdia. Sem querer causar polemica Diogo Junckes disse que a imagem da classe política do município, para quem vê de fora, está manchada. E para reverter esta situação os políticos precisam dar exemplo de cidadania e voltarem a realizar boas ações em favor da população.
Diogo Junckes prestou sua homenagem também ao vereador Marcos Mannes falecido há uma semana. "Confesso a todos que não foi desta forma que eu sonhei assumir como vereador, mas a vontade de Deus é maior. Queria ter ele ao meu lado no legislativo". Para ele, Mannes teve sua atuação marcada por querer a participação da comunidade nas discussões dos projetos. "Ele queria ver esta casa cheia, a participação popular, e fazer desta casa a verdadeira casa do povo".
O jovem vereador disse também que vai se interar dos projetos que estão tramitando na câmara, através das comissões em que vai fazer parte, e dividir seu mandato com o seu suplente direto Lino Venturi (PSDB).