Barra Velha já está na expectativa da edição 2010 dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), uma promoção da Fesporte (órgão de esportes oficial do Governo do Estado) juntamente com a Prefeitura local e sua Fundação Municipal de Esportes (FME). De 11 a 16 de maio, pelo menos dois mil integrantes da Terceira Idade vão marcar presença em Barra Velha, para disputas esportivas em sete modalidades – dança coreografada, dança de salão para integrantes de 60 a 70 anos de idade, dança de salão para integrantes acima de 70 anos de idade, truco, bocha, canastra e bolão 23.
Segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB), vários hotéis da cidade já estão com suas reservas adiantadas, e a capacidade de leitos do município deve ser superada. Por conta disso, os JASTI 2010 podem ser considerados um evento de impacto regional, já que segundo o prefeito, municípios vizinhos também devem absorver este fluxo de visitantes. O presidente da FME, professor Flavio José de Souza Leite, adianta que os locais de provas serão a Sociedade Esportiva e Recreativa de Barra Velha (SERBV), o ginásio de esportes Alfredo José de Borba, a sede da Associação de Senhoras Solidárias e também diversas canchas de bocha espalhadas no centro e bairros.
Para garantir a estrutura do evento, a Prefeitura elaborou um projeto de lei garantindo repasse de recursos para a Sociedade Recreativa, o qual aguarda aprovação do Poder Legislativo. A verba, de R$ 15 mil, destina-se a garantir melhorias na estrutura da sociedade, onde acontecerão disputas decisivas, como bolão 23 e truco. A FME, segundo Flávio, também já colocou no ar o blog http://www.3jasti.blogspot.com/, com a listagem de todos os restaurantes, hotéis, pousadas e imobiliárias de Barra Velha aptas a receber os visitantes.
Flavio frisa que os JASTI não serão apenas um evento esportivo, mas também de cunho cultural e turístico, e as secretarias da Prefeitura estão integradas em oferecer a melhor estrutura aos atletas participantes. Na programação, além das disputas, haverá um baile a cargo da Sociedade Recreativa, um desfile de abertura na rua Paraná, em direção à lagoa e à Praça Lauro Carneiro de Loyola e um receptivo a ser oferecido pelas associações de Senhoras Solidárias e Senhoras Raios de Sol, clubes tradicionais da Terceira Idade barra-velhense.
A FME adianta ainda que no próximo dia 28 acontece a seletiva dos atletas de Barra Velha que participarão desta edição estadual. E já há a confirmação da participação de cidades como Saudade, Rio do Sul, Penha, Jaraguá do Sul e Campos Novos, entre outras. A expectativa é de mais de 100 cidades representadas, já que a edição anterior, na cidade de Gravatal, reuniu 113 municípios. Em Barra Velha, os anfitriões serão o casal Tonico e Zilma, que em 2009 foi premiado com a medalha de ouro da dança de salão, após disputas com 25 casais de outros municípios.
Na ocasião, as seis duplas mais bem votadas por sete jurados foram selecionadas. O júri avaliou o ritmo, sincronismo, elegância e leveza, além da criatividade e diversificação de passos. Ano passado, o bolão 23 foi outra modalidade bem posicionada. Apesar de não levar o ouro, como Tonico e Zilma, os bolonistas do naipe masculino de Barra Velha, com a presença do ex-prefeito José Brugnago, ficaram em nono lugar, disputando com outras 22 equipes de diversas regiões do Estado. "Nossa expectativa de pontuação está entre as melhores neste ano", observa o professor Flávio.
Fontes:
Flávio José de Souza Leite / Presidente da FME
Fone 9652-3515
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527