O Corpo de Bombeiros Militares de Barra Velha inicia segunda-feira, dia 19 , e segue até dia 23 de abril com inscrições abertas para a terceira turma dos bombeiros mirins do município. Para entrar nas 80 vagas oferecidas pelo curso em 2010, as crianças precisam ter entre 9 e 13 anos de idade e estar estudando na quinta ou sexta séries, segundo informa o soldado Idemar Trevisani, coordenador do programa.
As inscrições acontecem no quartel dos bombeiros militares, na marginal leste da BR-101, Km 90, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h. Idemar quer formar a turma para apresentá-la oficialmente no dia 28 deste mês. "Nós estipulamos a faixa etária de 9 a 13 anos, que compreende de certa forma os estudantes entre quinta e sexta séries", observa o instrutor.
No cronograma do curso, o tenente Zevir Aníbal Cipriano, comandante da corporação local, espera que o aluno conheça um pouco da rotina dos socorristas mirins, e aprenda o respeito à hierarquia dentro do estilo militar, considerada pelos bombeiros como fundamental para o aprendizado da convivência em grupo. No total, as aulas neste ano vão compreender 200 alunos – 80 das novas vagas, 70 do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e 50 crianças que integram o projeto desde os anos de 2008 e 2009.
Durante o curso, os alunos participam de passeios e eventos esportivos, sempre acompanhados e orientados por instrutores da corporação. As aulas acontecerão no contra-turno escolar. Além de fornecer mais uma opção de lazer, segundo conta Trevisani, a finalidade não necessariamente é transformar os alunos em profissionais bombeiros, mas favorecer o fortalecimento da auto-estima deles, com o objetivo de ensinar as técnicas de resgate, primeiros socorros, combate a incêndios e afogamentos, entre outras lições.
"Com o curso, em caso de um acidente, os bombeiros mirins saberão chamar pelo socorro. Aqui vamos viver um regime militar adaptado para essa faixa etária, fazendo com que eles aprendam a viver com limites e responsabilidades". Para o instrutor, o reflexo mais imediato do curso é o comportamento, que melhora em casa e no colégio, segundo atestam os próprios pais.
Idemar ainda parabeniza o 4º Pelotão de Bombeiros e a empresa Comfloresta, de São João do Itaperiú, parceira do programa, além das crianças do PETI, que em 2009 foram o destaque do programa. Além de Idemar, o trabalho é supervisionado pelo comandante Zevir. Em 2009, a programação dos bombeiros mirins inovou ao incluir no currículo as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) localizado no bairro São Cristóvão.
Fontes:
-
Tenente Zevir
Comandante do Corpo de Bombeiros de Barra Velha
-
Idemar José Trevisani
Instrutor do curso de Bombeiros Mirins
Fone (47) 8405-8270
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527