Aeronaves com Alta Tecnologia Embarcada realizarão os vôos para a concepção da nova Base Cartográfica de Santa Catarina
Na próxima terça feira, dia 20/abril/2010, às 10:30h, o Governador do Estado Leonel A. Pavan estará expondo, no hangar do Governo do Estado no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, para visitação, as aeronaves do Consórcio vencedor do processo licitatório, e que determinarão, em alta definição, a nova base cartográfica do Estado.
De maneira inédita e inovadora, o Estado inicia os vôos em todo o território catarinense, com tecnologias avançadas de fotogrametria de alta definição e infravermelho (resolução de 0,39m), que proporcionarão as bases de dados cartográficas para o Planejamento Urbano, Rural e Costeiro nos próximos 40 anos.
O novo modelo cartográfico em Santa Catarina, com tecnologia de ponta, constituirá uma ferramenta estratégica para o planejamento dos investimentos públicos e privados nas superfícies das bacias hidrográficas do Estado, visando o desenvolvimento sustentável catarinense.
Segundo o Governador Leonel Pavan, a cartografia de elevada precisão é fundamental, pois permitirá que Santa Catarina conheça em detalhe cada metro quadrado de seu território, qualificando os processos de decisão e de descentralização, com a consideração das especificidades territoriais das regiões do Estado.
As Aeronaves expostas realizarão vôos com altura média de 2.300 metros, batendo em torno de 60.000 fotos digitais de elevada definição e tecnologia de infravermelho embarcada, proporcionando informações preciosas para o melhor planejamento urbano, costeiro e avaliação ambiental integrada do Estado.
"Poderemos ainda mapear áreas de risco e contribuir com os planos diretores municipais", afirma o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Flávio Victoria. Os últimos mapeamentos cartográficos no Estado foram realizados na década de 70 (região Meio-oeste) e nas décadas 70 e 80 para as regiões Oeste e Litoral.
A empresa vencedora da licitação e executora do projeto é o Consórcio Engemap/Hipparkhos, de São Paulo.
Flávio R. B. Victoria – Diretor de Recursos Hídricos de Santa Catarina
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS