O Paradesporto de Barra Velha terá representação no Circuito Paraolímpico Loterias Caixa do Brasil. O evento ocorrerá entre os dias 23 a 25 de abril em Maringá, no Paraná. Seis atletas que residem em Barra Velha participarão do evento na modalidade Atletismo representando o Clube Roda Solta de Itajaí. José Carlos Narciso e Sônia Aparecida Sidor, ambos alunos com deficiência intelectual matriculados na Escola Flávio Quirino Borges, da Apae barra-velhense, competirão nos 100m, 200m e salto em distância. Dinoral Ramos Duarte Ribeiro Jr. (o Bill), aluno do CEJA, com deficiência física, competirá no arremesso de peso e lançamento de dardo. Valmor Schimtz Jr., com paralisia cerebral, competirá a corrida para PC's nos 100m, 200m e 400m.
José Roberto (Kakau), também aluno no CEJA, com deficiência visual, competirá nos lançamentos de dardo e disco e arremesso de peso. Silvio Santos, com deficiência visual, competirá nos 200m e salto em distância. A professora Elisa Kozoski Padilha, que acompanhará toda a equipe, frisa que essa é a única competição para o paradesporto existente nas modalidades em que é treinada e que faltava Barra Velha participar. "Agora acreditamos que teremos a visão completa de como o paradesporto funciona em níveis nacional, para melhorar nosso trabalho regional", observa.
Esta etapa regional centro-sul do Circuito Caixa seleciona os atletas que alcançam os índices exigidos em suas provas para participarem de outras três etapas nacionais. O Kakau já conquistou essa marca ano passado, e a professora está confiante que fará o mesmo esse ano. Já para os demais, será a primeira competição. A professora Elisa agradece à Apae de Barra Velha e seus dirigentes, como Paulo Carpes (presidente da associação) e Dorildo Manoel Moraes (diretor) que mais uma vez deram todo o apoio necessário e dividirão as despesas com o Clube Roda Solta para enviar a delegação de Barra Velha. Também agradece a Secretaria de Educação que cedeu transporte para os treinos, e a professora Taísa Régis, que tem ajudado muito todo o grupo.
Torneio de bocha paraolímpica
A APAE de Barra Velha também atua na divulgação local do paradesporto. No próximo dia 19 de maio (quarta-feira), a instituição promove um torneio regional de Bocha Paraolímpica. Atletas e professores da modalidade na região estarão reunidos para, além de treinar jogando entre si, divulgar a modalidade no município, a qual ficou conhecida quando o aluno Silvino Allan Vargas venceu em Brasília.
O torneio acontecerá no Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba, com início à 9h da manhã e término às 15h30, com direito a Café Colonial oferecido na Apae. Maiores informações com a professora Elisa, pelo fone 9143-7973. A Apae terá a colaboração da Auto Escola Barra Velha e da Fundação Municipal de Esportes (FME) para a promoção do torneio.
Fonte:
Elisa Kososki Padilha
Professora e Treinadora do Paradesporto em Barra Velha
Fone (47) 9143-7973
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7745 / 9109-4526 / 9921-4527